O que podem as imagens? Uma análise da tomada em registros testemunhais de manifestações de rua no Brasil (1968/2013)

Autores

  • Patricia Furtado Mendes Machado PUC-RJ

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i2.10274

Resumo

Esse artigo propõe propor uma reflexão, para além da crença no valor da imagem como prova, sobre possibilidades de construção de sentidos que tornem sensível a potencialidade política e sensorial de imagens de manifestações de rua. Tratam-se de imagens realizadas pelo ponto de vista interno de quem participa do evento filmado. Faremos um recuo histórico para analisar o gesto da tomada (Sylvie Lindeperg) de uma manifestação contra a ditadura militar, em 1968, momento em que câmeras mais leves se tornam disponíveis e permitem registros de acontecimentos públicos e conturbados. De que modo essas imagens cinematográficas do passado nos ajudam a interrogar os registros precários e amadores no presente?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Furtado Mendes Machado, PUC-RJ

Doutora em Comunicação e Cultura ECO-UFRJ. Professora de cinema da PUC-RJ.

Referências

AGUIAR, Carolina de Amaral. O Chile na obra de Chris Marker: um olhar para a Unidade Popular desde a França. Tese História Social USP, 2013.

BOLESLAS Matuszewski, Une nouvelle source de l'histoire du cinéma (Création d'un dépôt de cinématographie historique), Paris, [s.n.], 1898. [réimprimé en fac-similé dans : Boleslas Matuszewski. Écrits cinématographiques, éd. Magdalena Mazaraki, Paris, Association française de recherche sur l'histoire du cinéma/Cinémathèque française, 2006].

BLANK, Thais. Da tomada à retomada: origem e migração do cinema doméstico brasileiro. Tese Comunicação e Cultura, UFRJ, 2015.

COMOLLI, Jean-Louis. Spectres. IN: LINDEPERG, Sylvie. La voie des imagens: quatre histoires de tournage au printemps-été 1944. Paris: Editions Verdier, 2013

COMOLLI, Jean-Louis & RANCIÈRE, Jacques. Arrêt sur histoire. Paris: Editions du Centre Pompidou, 1997

DELAGE, Christian. L'image comme prevue. L'expérience du procès de Nuremberg,

Vingtième Siècle. Revue d'histoire, 2001/4 no 72. Paris, França.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Images Malgré Tout. Paris: Éditions de Minuit, 2003.

_________________. Quand les Images prennent Position. L'Oeil de L'Histoire, 1. Paris: Éditions de Minuit, 2009.

DREYER, Sylvain. Révolutions. Textes et films engages Cuba, Vietnam, Palestine. Paris, Armand Colin, 2013.

DUFOUR, Diane. Images à charge: la construction de la preuve par l'image. (Introduction).Paris, LE BAL/ Éditions Xavier Barral, 2015.

ESCOREL, Eduardo. Vestígios do passado. CPDOC 30 anos / Textos de Célia Camargo... [et al]. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas/CPDOC, 2003

FOUCAULT, Michel. Anti-Retro. IN:Estética, literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro, Forense, 2009.

HARTOG, François. Régimes d'Historicité, présentisme et expérience du temps. Paris: Seuil, 2003. LAGNY, Michèle. Imagens audiovisuais e história do tempo presente. Revista Tempo e Argumento. Florianópolis, v. 4, n. 1, p. 23 -- 44, jan/jun. 2012

LAYERLE, Sébastien. Caméras en lutte en mai 68. Paris: Nouveau Monde éditions, 2008.

__________________. Les murmures du monde. IN: Le cinéma militant reprend le travail. CinémaAction, 2004.

LEANDRO, Anita. O tremor das imagens: Notas sobre cinema militante. Devires, Belo Horizonte, V. 7, N. 2, P. 98-117, JUL/DEZ 2010

LINDEPERG, Sylvie. La voie des imagens: quatre histoires de tournage au printemps-été 1944. Paris: Editions Verdier, 2013

________________. Nuit et Brouillard- un film dan l´histoire. Odile Jacob, Janvier 2007.

MACHADO, Patrícia. Imagens que restam: a tomada, a busca dos arquivos, o documentário e a elaboração de memórias da ditadura militar brasileira. Tese Comunicação e Cultura UFRJ, 2016.

NEMER, François. Godard (Le cinéma). Paris, Gallimard, 2006.

REIS, Daniel Aarão. Ditadura e democracia no Brasil: do golpe de 1964 à constituição de 1988. Rio de Janeiro, Zahar, 2014.

VAUTIER, René. Caméra citoyenne. Mémoires, Rennes, éditions Apogé, 1998.

ZABUNYAN, Dork. Que peut une image?, Paris : Le Bal : Textuel : Centre national des arts plastiques, 2014

Downloads

Publicado

14-09-2017

Como Citar

Machado, P. F. M. (2017). O que podem as imagens? Uma análise da tomada em registros testemunhais de manifestações de rua no Brasil (1968/2013). Revista Eco-Pós, 20(2), 53–73. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i2.10274