A publicidade sedutora de perfume como materialização da fantasia do histérico. Análise de anúncios gráficos onde o corpo feminino apresenta-se como extra-sexual
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v21i2.10687Resumo
No presente estudo procuramos fazer uma reflexão, à luz das contribuições da psicanálise e da semiótica narrativa, sobre a imagem da mulher e como esta se inscreve na publicidade sedutora de perfume. Foram de fundamental importância os estudos de Nasio (1991) sobre a histeria e o método de análise proposto por Requena (1996). A partir da análise de alguns anúncios gráficos sedutores de perfume que selecionamos podemos observar que o objeto publicitado (imagem do frasco de perfume) aparece sempre associado ou acoplado à figura de uma mulher magnífica, descomunal, uma imagem de mulher poderosa e avassaladora que representa e se apresenta para o espectador como a fantasia -visão ou pesadelo- do histérico. Vimos emergir uma mulher-falo, esplendorosa em sua onipotência, mas potencialmente ameaçadora. O corpo feminino aparece muito erotizado e exibe signos gestuais de excitação sexual permanente, simulando um gozo infinito, isto é, un gozo impossível de realizar-se.
Palavras chave: publicidade sedutora, histeria, fantasia, imagem feminina, mãe-falo.
Downloads
Referências
CALABRESE, O. Como se lê uma obra de arte. Lisboa: Edições 70, 1997.
ELÍADE, Mircea. Imágenes y Símbolos. Madrid: Taurus, 1974
FREUD, Sigmund. Edição eletrônica brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (1997). 1 CD-ROM (vol. VII, vol. XI). Rio de Janeiro: Imago, 1997.
GREIMAS, A.J. Semántica Estructural (Investigación Metodológica) Madrid: Gredos, 1987.
GREIMAS, A.J.; CORTÉS, J. Semiótica. Diccionario Razonado de la Teoría del Lenguaje. Madrid: Gredos, 1987.
LACAN, Jacques. Propos sur L'Hystérie, Quarto (Supplément belge à La lettre mensuelle de l'École de la cause freudienne), Bruselas, nº 2, 1981. Disponível em: http://aejcpp.free.fr/lacan/1977-02-26.htm
LACAN, Jacques. O Seminário livro 2: O Eu na Teoria de Freud e na técnica da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.
NEUMANN, Erick. A Grande Mãe: um estudo fenomenológico da constituição feminina do inconsciente. São Paulo: Cultrix, 1974
NASIO, J.D. A Histeria. Teoria e clínica psicanalítica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991.
PROPP, V. I. La Morfología del Cuento. Madrid: Fundamentos, 1992.
PROUST, Marcel. Em Busca do Tempo Perdido. No Caminho de Swann -- Combray. Volume 1. Tradução Fernando Py. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995.
REQUENA, Jesús González. El texto; Tres Registros y una dimensión. Trama y Fondo, Madri, n. 1, p. 3-32, nov., 1996. Disponível em:
<http://www.tramayfondo.com/revista-historico.php#revista109>.
REQUENA, Jesús González; ZÁRATE, Amaya Ortiz de. El espot publicitario. Las metamorfosis del deseo. Madrid: Cátedra, 1995
TRÍAS, Eugenio (1982). Lo bello y lo siniestro. Barcelona: DeBOLSILLO, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.