Ressonâncias do Presente: as imagens das manifestações de Junho de 2013
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i2.10692Resumo
O artigo analisa as estratégias de atualização do presente no vídeo-ativismo por meio da cobertura feita de forma independente nas manifestações de 2013 no Rio de Janeiro. Para isso, as imagens de dois registros de prisões (a de um manifestante e a de um vídeo-ativista) servirão como ponto de partida. O objetivo é de pensar as implicações temporais destas imagens sobre os acontecimentos em curso. E também o de perceber as consequências políticas e estéticas das estratégias e novas temporalidades em questão.
Downloads
Referências
BADIOU, Alain. The Rebirth of History: Times of Riots and Uprisings. London: Verso, 2012.
BENTES, Ivana. EsteÌticas Insurgentes e MiÌdia-Multidão. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p.330-343, Maio 2014.
____________. A caÌ‚mera de combate e o animal paranoÌide . Catálogo Fórum.Doc.BH 2013.
BOËX, Cécile. Montrer, dire et lutter par l'image. Les usages de la vidéo dans la révolution en Syrie. In: VACARME 61/CAHIER, 22 octobre 2012. Disponível em: http://www.vacarme.org/article2198.html. Acesso em 20 de fevereiro de 2015.
BRASIL, André. O ensaio, pensamento “ao vivo”. In: FURTADO, Beatriz (Org). Imagem contemporânea: cinema, tv, documentário,fotografia, videoarte, games... São Paulo: Hedra, 2009.
DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 2007.
DOSSE, François. Renascimento do acontecimento: um desafio para o historiador: entre Esfinge e Fênix. São Paulo: Editora Unesp, 2013.
GOMES, Juliano. “A hipótese de uma fissura”. Revista Cinética, publicado em 2 de outubro, 2013. Disponível em: http://revistacinetica.com.br/home/a-hipotese-de-uma-fissura/ . Acesso 30 de janeiro de 2015.
GORDILLO, Gastón. The Revolution as Resonant Event: The Generative Materiality of Insurrections. American Anthropological Association Meetings, San Francisco, Novembro, 2012.
LEVIN, Thomas. Rhetoric of the Temporal Index: Surveillant Narration and the Cinema of Real Time, p. 578-593. In: FROHNE, U; WEIBEL, P. (eds). CTRL [Space] Rhetorics of Surveillance from Bentham to Big Brother. Cambridge, MA: MIT Press, 2002.
MIGLIORIN, Cezar. “Ensaio na revolução: o documentário e o acontecimento. In: GONÇALVES, Osmar (org.). Narrativas Sensoriais. Rio de Janeiro: Editora Circuito, 2014
NORA, Pierre. L'événement monstre. In: Communications, 18, 1972. L'événement. p.162-172.
PASOLINI, Pier Paolo. “Observations on the Long Take”. October, Vol. 13, The MIT Press, 1980.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.