Da música pop à música como paisagem

Autores

  • Denilson Lopes

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v6i2.1135

Resumo

Como os estudos de comunicação têm sido, no Brasil , um campo poroso aos diversos debates que acontecem nas várias disciplinas das humanidades, creio que ainda seja um lugar privilegiado para discutir e avaliar algumas possibilidades do estudo da música no Brasil. Há um certo tempo, os colegas de Letras deixaram de fazer análises das letras de Chico Buarque, Caetano Veloso, e mais recentemente Renato Russo e Cazuza, para citar apenas alguns nomes, sem levar em consideração a música e a tradição da canção ( MATTOS, C. ; MEDEIROS, F. e TRAVASSOS, E.: 2002). A musicologia tem deixado seu reduto tradicional da música erudita e avança com muita força, especialmente na música popular. Complementando esta discussão, nossos colegas das ciências sociais - esta talvez seja a perspectiva que mais ecoa na área de comunicação - fazem uma espécie de mapeamento musical do Brasil urbano, de suas subculturas, tribos, galeras, incorporando cada vez os meios de comunicação não só para pensar as condições de produção e circulação de bens dentro de uma sociedade massiva, mas os afetos e as sociabilidades que envolvem a música enquanto prática social e comunicativa, complexificando a relação exposta de uma forma um pouco primária no início dos estudos culturais ingleses como grupos de jovens resistindo ao processo de homogeneização midiática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

07-06-2009

Como Citar

Lopes, D. (2009). Da música pop à música como paisagem. Revista Eco-Pós, 6(2). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v6i2.1135