A CONSTRUÇÃO CONTEMPORÂNEA DO REFUGIADO E DO MIGRANTE: dos benefícios da condição de vítima à repreensão do protagonismo
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v16i1.1172Resumo
Este artigo busca refletir sobre a construção contemporânea do refugiado e do migrante a partir de questionamentos que surgem no processo da pesquisa Mídia, Migração, Interculturalidade -- discursos e imaginários. A premissa é de que o status de refugiado pode ser buscado pelo migrante como estratégia facilitadora de pertencimento na tentativa de rápida regularização da sua situação burocrática. Como parte dessa estratégia, o migrante, a partir da troca de informações com a sua rede de contatos, constrói um discurso focado nas possibilidades de obter o refúgio. Por outro lado, percebe-se que a fronteira entre o que pode ser caracterizado como refugiado e como migrante é tênue, em alguns casos, arbitrária e o argumento a favor da seletividade, situado em torno da não banalização do refúgio, pode, na realidade, vir a ser indicativo de uma política migratória restritiva.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.