A presença e a materialidade da comunicação
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i2.12497Resumo
Nesta resenha nos debruçamos sobre a mais recente obra de Hans Ulrich Gumbrecht publicada no Brasil sob o tiÌtulo de Nosso amplo presente (2015). Nesta nova publicação o filoÌsofo expande suas reflexões acerca da Presença, agora voltando-se para a percepção do tempo no contemporaÌ‚neo e para os efeitos da globalização. Veremos como o autor constroÌi, ao longo dos capiÌtulos, um diagnoÌstico dos nossos tempos elaborando uma tese que costura a histoÌria da epistemologia da observação de segunda ordem (inspiradas nas teses de Michel Foucault, Nikals Lehmann e Reinhart Koselleck) com uma criÌtica em resposta ao “cinismo” herdado do relativismo poÌs-moderno poÌs Lyotard. A tese central de Gumbrecht eÌ a de que não vivemos mais o cronoÌtopo histoÌrico Moderno e sim um novo cronoÌtopo nomeado por ele de: amplo presente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.