Teorias de gênero e os movimentos feministas - Uma análise sobre GIRLS
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v23i1.14998Resumo
Resumo: O artigo apresentado é uma resenha do terceiro episódio da última temporada da série Girls de Lena Dunham. O objetivo é apontar as tensões entre teorias de gênero e movimentos feministas com o enfoque em produções artísticas realizadas por mulheres. Especialmente no que diz respeito a uma especificidade ou essência do ser mulher que refletiria sobre obras realizadas por mulheres.
Palavras chave: gênero, feminismo, GirlsDownloads
Referências
BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo: a experieÌ‚ncia vivida. São Paulo: Difusão EuropeÌia do Livro, 1960.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
DONAWERT, J. "Feminisms". In: Bould, M., Butler, A., Roberts, A., Vint, S. The Routledge Companion to Science Fiction. Taylor and Francis, 2009.
HARAWAY, Donna. “‘Gênero' para um dicionário marxista: a política sexual de uma palavra”. In: Cadernos Pagu (22). Campinas: Unicamp, 2004.
O'DWYER, Brena; RIBEIRO, Letícia e HEILBORN, Maria Luiza. “Dilemas do feminismo e a possibilidade de radicalização da democracia em meio às diferenças: considerações a partir da Marcha das Vadias do Rio de Janeiro”. In: Revista Civitas, no prelo.
PISCITELLI, Adriana. “Gênero: a história de um conceito”. In: ALMEIDA, Heloísa. B.; SZWAKO, José E. Diferenças, igualdade. São Paulo: Berlendis & Vertecchia, 2009.
PRECIADO, Paul Beatriz. Multidões queer notas para uma política dos “anormais”. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 11-20. Jan./abr. 2011.
RODRIGUES, Carla. Coreografias do feminino. Florianópolis, Editora Mulheres, 2009
RUBIN, Gayle. “O Tráfico de Mulheres: notas sobre a “economia política” do sexo”. Recife: SOS Corpo, 1993.
SCOTT, Joan. “Gênero: uma categoria útil de análise histórica”. Educação & Realidade, v. 20, nº 2, Porto Alegre: UFRGS, 1995.
SAFFIOTI, H. Conceituando o gênero. In: RODRIGUES, C. et all (org). Problemas de gênero. Funarte. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.