A trajetória cypherpunk e suas práticas discursivas
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i2.2475Resumo
O texto traz a análise de um tipo específico de ciberativismo denominado cypherpunk. Ele ganhou destaque mundial principalmente a partir das denuncias realizadas pelo Wikileaks, obtendo ainda mais força após as revelações de Edward Snowden, o ex-agente da inteligência dos Estados Unidos que divulgou detalhes sobre o sistema de vigilância massiva praticado pela NSA, agência de espionagem digital norte-americana. A investigação pretende mostrar uma modalidade de ativismo e de engajamento político específica, bem como suas relações ambivalentes com o discurso de esquerda ao mesmo tempo em que os componentes fundamentais do pensamento cypherpunk recebem influência direta do ultraliberalismo ou anarco-capitalismo de matriz norte-americana.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.