Ressaca tropical: paisagem, ruína e arquivo em Jonathas de Andrade
DOI:
https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i2.27653Palavras-chave:
Paisagem, Arquivo, Ruína, Jonathas de Andrade, Ressaca TropicalResumo
O artigo analisa o projeto Ressaca Tropical, do artista visual Jonathas de Andrade, composto por uma instalação fotográfica de 2009 e por um foto-livro homônimo publicado em 2016. Através da combinação de trechos de um diário anônimo e de fotografias documentais oriundas de quatro acervos fotográficos, o artista lança um olhar crítico e multifacetado sobre o passado para cartografar os fracassos de nossas utopias modernas. No texto, defendo que a construção desses mapas físicos e mentais resulta em paisagens imaginadas que conectam e problematizam as relações entre corpo, espaço, utopia e memória. Através de uma análise dos jogos feitos com as imagens e das estratégias narrativas desenvolvidas pelo artista, o texto buscará evidenciar como em Ressaca Tropical o uso dos arquivos, do território e da fabulação constitui uma das formas encontradas para dar a ver o imbricamento dessas relações em nosso presente pós-colonial.Downloads
Referências
ANDRADE, Jonathas. Ressaca Tropical. São Paulo: Ubu, 2016.
COSGROVE, Denis. Introduction to Social Formation and Symbolic Landscape. IN ELKINS, J. e DELUE, R (Org). Landscape Theory. New York e Londres: Routledge, 2008.
COSTA, Luiz Cláudio da. A gravidade da imagem: arte e memória na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Quartet: FAPERJ, 2014.
DELEUZE, Gilles. e GUATTARI, Félix. Mil-Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. RJ: Editora 34, 2011.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. 10a edição. Campinas: Papirus, 2010.
EDWARDS, E.; HART, J. (Org.) Photographs, Objetcts, Histories. On the materiality of images. London and New York: Routledge, 2004.
FUNCULTURA (2017). Jonathas de Andrade lança Ressaca Tropical no Recife. Disponível online: http://www.cultura.pe.gov.br/canal/funcultura/jonathas-de-andrade-lanca-ressaca-tropical-no-recife/. Acesso em 21/01/2021.
HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
HUYSSEN, Andreas. Culturas do passado-presente: modernismos, artes visuais e políticas de memória. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.
PAZ, Octavio. America en plural y singular. Itinerario. Mexico: Fondo de Cultura Economica, 1993.
RESENDE, Fernando. Geographies of the South: unfolding experiences and narrative territorialities. In AMANSHAUSER, H. and BRADLEY, K. (Ed). Navigating the Planetary: a guide the planetary art world – its past, presente, and potentials. Salzburg: Salzburg International Summer Academy of Fine Arts, 2020.
ZAMBRANO, Carlos. Territorios plurales, cambio sociopolitico y governabilidade cultural. Boletim Goiano de Geografia, v. 21, n. 1, p. 09-50, 8 set. 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista ECO-Pós
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.