A campanha difamatória contra a exposição Queermuseu
DOI:
https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i2.27709Palavras-chave:
Queermuseu, Guerras culturais, Censura, Artes visuaisResumo
Este artigo procura reconstituir a campanha difamatória contra a exposição Queermuseu — cartografias da diferença na arte brasileira, que levou a seu fechamento antecipado em setembro de 2017. Analisando os acontecimentos, observa-se a propagação de pânico moral em relação ao conteúdo de algumas poucas obras expostas, que serviriam como exemplos para difundir a crença de que artistas estariam ligados a uma agenda política de esquerda interessada em corromper moralmente o público, ameaçar crianças e ofender a fé cristã. Pelo poder de manipulação e de influência sobre setores da sociedade, esse caso de censura tornou-se um capítulo significativo da história das chamadas “guerras culturais” no Brasil.
Palavras chave: Queermuseu, guerras culturais, censura às artes visuais
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