Didi-Huberman e Eisenstein
dialética dos afetos e devir revolucionário
DOI:
https://doi.org/10.29146/ecops.v25i2.27965Palavras-chave:
Emoção, Imagem, Montagem, Insurreição, Didi-HubermanResumo
Através de olhares cruzados para a leitura da obra Povo em lágrimas, povo em armas de Didi-Huberman, publicada em 2021 pela n-1 edições, procuramos acompanhar a dialética entre lágrimas e armas pelas emoções. Ao levarmos em conta o percurso que o autor traça entre emoção, dor, apelos, afecções, sobrevivências e sensibilidades, elaboramos uma reflexão sobre as linhas do afeto que escorrem pelos olhos no lacrimejar das imagens. Se a emoção em si mesma é uma imagem, a insurgência das lágrimas na relação entre estética e ética nos coloca para fora de nós mesmos. Desse gesto coletivo de escrita, desenhamos uma rota por essa política da emoção que diz “nós”.
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DIDI-HUBERMAN, Georges. Povo em lágrimas, povo em armas. São Paulo: n-1 edições, 2021.
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Copyright (c) 2022 Ribamar José de Oliveira Junior, Beatriz Malcher, Lilian Tufvesson, Alexandre Gouin, Etiene Martins, Iago Porfírio
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