Imagens que não ousam dizer seu nome

fotografia e cinema sob o prefixo "pós

Autores

  • Pedro Felix UFRJ
  • Tiago Pedro UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i2.28168

Palavras-chave:

Pós-fotografia, Pós-cinema, Híbridos, Instalações, Videoarte

Resumo

O conjunto de textos organizados por Beatriz Furtado e Philippe Dubois, sob o título de Pós Fotografia e Pós Cinemas, lida com o desafio de tratar de modalidades expandidas da produção de imagens sem cair na armadilha de olhar a história sob uma perspectiva linear e evolucionista, evitando a hierarquização entre os meios. Nesse propósito, os escritos são dispostos em diferentes eixos temáticos, abordando os desdobramentos dos “pós” no cinema e na fotografia, o caráter meteorológico concernente à visão mcluhaniana dos meios “quentes” e “frios”, e o regresso do animismo como espectro conceitual relevante, que permite analisar a força das imagens no âmbito da antropologia e em contextos relacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Felix, UFRJ

Doutorando em Comunicação e Cultura pela ECO-UFRJ e mestre pela mesma instituição. Graduado em Cinema pela UFF.

Tiago Pedro, UFRJ

Mestrando em Comunicação e Cultura pela ECO-UFRJ, Graduado em Filosofia (UFC) e cineasta com especialização em documentário na EICTV/CUBA.
E-mail: tiagofelps@gmail.com

Referências

BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard. Remediation: Understanding New Media. Cambridge: The MIT Press, 1999.

FURTADO, Beatriz. DUBOIS, Philippe (orgs.). Pós-fotografia, pós-cinema: novas configurações das imagens. São Paulo: Edições Sesc SP, 2019.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, vol. 3. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2012.

Downloads

Publicado

08-11-2023

Como Citar

Felix, P., & Pedro, T. (2023). Imagens que não ousam dizer seu nome: fotografia e cinema sob o prefixo "pós. Revista Eco-Pós, 26(2), 557–572. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i2.28168