Imagens que não ousam dizer seu nome
fotografia e cinema sob o prefixo "pós
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i2.28168Palavras-chave:
Pós-fotografia, Pós-cinema, Híbridos, Instalações, VideoarteResumo
O conjunto de textos organizados por Beatriz Furtado e Philippe Dubois, sob o título de Pós Fotografia e Pós Cinemas, lida com o desafio de tratar de modalidades expandidas da produção de imagens sem cair na armadilha de olhar a história sob uma perspectiva linear e evolucionista, evitando a hierarquização entre os meios. Nesse propósito, os escritos são dispostos em diferentes eixos temáticos, abordando os desdobramentos dos “pós” no cinema e na fotografia, o caráter meteorológico concernente à visão mcluhaniana dos meios “quentes” e “frios”, e o regresso do animismo como espectro conceitual relevante, que permite analisar a força das imagens no âmbito da antropologia e em contextos relacionais.
Downloads
Referências
BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard. Remediation: Understanding New Media. Cambridge: The MIT Press, 1999.
FURTADO, Beatriz. DUBOIS, Philippe (orgs.). Pós-fotografia, pós-cinema: novas configurações das imagens. São Paulo: Edições Sesc SP, 2019.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, vol. 3. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 PEDRO FELIX, Tiago Pedro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.