Revisitando a noção de solidão negra a partir de canções da música negra brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i1.28172

Palavras-chave:

Raça, Gênero, Solidão, Relações afetivo-sexuais, Música negra

Resumo

Este artigo discute e atualiza a noção da solidão negra a partir de conflitos racializados e genderizados com parceiros afetivo-sexuais representados em canções da música popular e pop negra brasileira. Para isto, discuto pesquisas anteriores sobre o conceito, contribuições dos sambas de mulheres negras para pensar o fenômeno da solidão feminina negra e as relações com vivências de homens gays negros. Em seguida, analiso as implicações deste conceito para as bichas pretas a partir da canção Última Vez, de Rico Dalasam, em diálogo com a discussão teórica e com a noção de duplo vínculo no contexto das relações raciais brasileiras. Por fim, evidencio a solidão negra como uma dinâmica contraditória de atração e repulsa, que também reproduz assimetrias de gênero racializadas entre casais inter-raciais homoafetivos.

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Biografia do Autor

Lucianna Furtado, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM-UFMG), com bolsa do Programa Institucional de Pós- Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PIPD-Capes). Doutora e mestre em Comunicação e Sociabilidade Contemporânea pelo PPGCOM-UFMG. Integrante do Coragem - Grupo de Pesquisa em Comunicação, Raça e Gênero.

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Publicado

19-06-2025

Como Citar

Furtado, L. (2025). Revisitando a noção de solidão negra a partir de canções da música negra brasileira. Revista Eco-Pós, 28(1), 427–447. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i1.28172