Imagens IA e mídias generativas
notas sobre a revolução em curso
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i2.28175Palavras-chave:
Inteligência artificial, mídia generativa, novas mídias, era digitalResumo
O artigo discute a transição da criação de imagens manual e baseadas em lentes para o procedimento preditivo da IA generativa, em que os computadores geram novas mídias aprendendo com grandes conjuntos de dados e prevendo novos artefatos. Essa mudança da representação para a previsão marca uma uma mudança significativa na forma como as imagens são produzidas, avançando em direção à "mídia preditiva". Os autores também investigam as características comuns entre os processos de criação humana e de IA, em que ambos aprendem com grandes quantidades de dados culturais para produzir novos artefatos. No entanto, a IA atualmente tem dificuldades para gerar "átomos culturais" altamente exclusivos ou raros, que são mais bem compreendidos pelos criadores humanos. O artigo também coloca a IA geradora no contexto da arte moderna e da história da mídia. Os artefatos gerados pela IA dependem de um grande arquivo de outros artefatos de mídia. Esse mecanismo generativo vincula a mídia generativa a gêneros, métodos e movimentos artísticos anteriores, como a colagem de fotos da década de 1920, a pop art da década de 1960 ou a net art da década de 1990.
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