A retomada das imagens contra o perigo iminente
entrevista com Susana de Sousa Dias
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i2.28181Palavras-chave:
Cinema de arquivo, Fascismo, Memória, Cultura VisualResumo
Nesta entrevista, Susana de Sousa Dias discute o gesto da retomada de imagens – juntamente com outras práticas audiovisuais, como filmagens de drone e produção de memes e caricaturas – no contexto das disputas discursivas e imagéticas com a extrema direita. A realizadora e pesquisadora explora, em especial, o que seria uma cultura visual fascista, em sentido amplo, que tende a “estar a serviço”, a produzir mundos paralelos e criar “memórias fortes”, e qual poderia ser a atuação do cinema de arquivo para desarticulá-la, deslocando tanto as imagens como o discurso histórico, ressaltando “memórias fracas”, dando a ver certos invisíveis por meio de “contra-imagens”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lucas Murari, Nichola Andueza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.