Leituras na Penitenciária Feminina da Capital

teoria e prática para uma educação cidadã

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i2.28250

Palavras-chave:

leitura, remição de pena, direitos humanos, desistência do crime, educação criadora

Resumo

Este artigo trata das rodas de leitura realizadas na Penitenciária Feminina da Capital (PFC), em São Paulo, entre junho de 2023 e abril de 2024, sob responsabilidade da Associação Liberdades Poéticas. Tem como objetivo abordar como mediadores(as) estimulam a leitura entre pessoas privadas de liberdade, visando a educação criativa. Tem como eixos teóricos a literatura como direito humano e o paradigma da desistência do crime. Analisa dados derivados de registro de observação participante nas rodas de leitura na PFC como recorte do estudo de caso sobre remição de pena por leitura. Conclui que as práticas de leitura estimulam a aprendizagem, melhoram as relações interpessoais, reativam as memórias e ajudam a tolerar melhor a vida na prisão, fatores fundamentais nos processos da pós liberdade e de desistência do crime.

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Biografia do Autor

Rubens Heller Mandel, German Sport University Cologne: Cologne, DE

Mestre em International Sport Development and Politics pela GSU. Bacharel em Esporte pela Universidade de São Paulo (USP).

Priscila Ferreira Perazzo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutora em História Social pela USP. Docente e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação – mestrado e Doutorado Profissional em Docência e Gestão Educacional, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Líder do Grupo de Pesquisa Memórias do ABC: Comunicação e Cultura, Educação e Memória. Responsável pelo Laboratório Hipermídias de Comunicações Culturais (USCS). Membro fundadora da Rede Brasileira de Pesquisadores em Memória e Comunicação – REMEMORA. Pesquisadora Associada do LEER – Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racisno e Discriminação da USP.

Isabel Cristina de Araújo Rodrigues, Universidade Paulista

Relações Púbicas graduada pela FAAP, pós-graduada em Marketing pela ESPM, graduada em Direito pela UNIP e mestre em Comunicação e Cultura Midiática. Doutoranda em Comunicação. Atua há 30 anos na área da Comunicação e Relações Públicas. Sócia-diretora da Agência PUB do Grupo Nexcom. Professora da FAAP nos cursos de Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Animação e Audiovisual. Professora do curso de Relações Públicas da UniSantos. Ministra disciplinas como: Relacionamento com a Imprensa, Relacionamento com Consumidor, Riscos Jurídicos e Imagem Corporativa e Prevenção e Gestão de Crise. Foi Membro do Conselho Regional de Relações Públicas de São Paulo.  Integrante da Comissão de jurados do Prêmio ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial e  da Comissão de Jurados do Prêmio Jatobá de Relações Públicas.

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Publicado

07-10-2024

Como Citar

Heller, B., Heller Mandel, R., Ferreira Perazzo, P., & Cristina de Araújo Rodrigues, I. (2024). Leituras na Penitenciária Feminina da Capital: teoria e prática para uma educação cidadã. Revista Eco-Pós, 27(2), 231–253. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i2.28250