O popular como construção narrativa nos programas da televisão paraense: Uma análise do programa Balanço Geral-PA

Autores

  • Kristopher-Jon Peter Samuel Universidade Federal do Pará
  • Alda Cristina Costa Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v21i1.2854

Resumo

Em tempos de mídias sociais na internet, a televisão ainda é a mídia que domina a preferência da população, considerando o fácil acesso e a inserção na vida das pessoas em sociedade. É com essa perspectiva que este artigo foi elaborado, levando em conta a proliferação de programas com uma linha editorial que apelam ao “popular”, tendo como mensagem principal de suas narrativas a violência. Em Belém, capital do estado do Pará, duas das quatro emissoras principais têm uma programação dominada por programas que veiculam narrativas com notícias de violência. Como construção dessas narrativas, analisamos o programa Balanço Geral, edição do meio dia, da emissora Record Belém, com o objetivo de refletir sobre o uso da violência como artifício de “popular”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kristopher-Jon Peter Samuel, Universidade Federal do Pará

Graduando do Curso de Comunicação Social -- Jornalismo, da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará (FACOM/UFPA), bolsista do projeto de pesquisa “Mídia e violência: as narrativas midiáticas na Amazônia Paraense” (UFPA/CNPq) e estudante do Programa de Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G), entre parceria Brasil-Jamaica.

Alda Cristina Costa, Universidade Federal do Pará

Doutora em Ciências Sociais (UFPA) e Mestre em Sociologia (UFPA), Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação Comunicação, Cultura Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCom/UFPA), Professora do Curso de Comunicação Social, da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará (FACOM/UFPA) e coordenadora do projeto de pesquisa “Mídia e violência: as narrativas midiáticas na Amazônia Paraense” (UFPA/CNPq)

Downloads

Publicado

09-07-2018

Como Citar

Samuel, K.-J. P., & Costa, A. C. (2018). O popular como construção narrativa nos programas da televisão paraense: Uma análise do programa Balanço Geral-PA. Revista Eco-Pós, 21(1), 313–327. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v21i1.2854

Edição

Seção

Perspectivas