O quadro-janela em seu limite: cinema, perspectiva renascentista e hipervisibilidade contemporânea

Autores

  • Luiz Carlos Oliveira Jr. Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i2.10355

Resumo

As imagens fílmicas e pictóricas analisadas neste artigo abordam sistemas ópticos que, genealogicamente conectados ao dispositivo figurativo da pintura com perspectiva centrada monocular, tematizam e problematizam o que podemos chamar de uma falência do modelo clássico de visão. O objetivo é investigar os limites epistemológicos de um paradigma visual atrelado à invenção do cinema e à corrida contemporânea em busca da hipervisibilidade.

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Biografia do Autor

Luiz Carlos Oliveira Jr., Universidade de São Paulo

Doutorando pelo Departamento de Artes Plásticas da Universidade de São Paulo. Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP. Autor do livro "A mise en scène no cinema: Do clássico ao cinema de fluxo" (Papirus, 2013).

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Publicado

14-09-2017

Como Citar

Oliveira Jr., L. C. (2017). O quadro-janela em seu limite: cinema, perspectiva renascentista e hipervisibilidade contemporânea. Revista Eco-Pós, 20(2), 181–210. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i2.10355