O Som em Roteiros de Curtas-Metragens Brasileiros do Século XXI
Uma Análise de Saliva e Início do Fim
Palavras-chave:
som, roteiro, curta-metragemResumo
Este artigo analisa a presença do som nos roteiros de dois curtas-metragens brasileiros realizados na primeira década do século XXI: Saliva, de Esmir Filho (2007), e Início do Fim (2005), de Gustavo Spolidoro. A partir do exame dos roteiros e da comparação destes com os filmes, busca-se compreender as formas diversas de escrita do som, os objetivos expressivos de tais utilizações e sua relação com a trilha sonora das obras finalizadas. Dentre estes objetivos, destacamos, no primeiro filme, o emprego do som para construir a subjetividade de uma personagem que vivencia seu primeiro beijo e, no segundo, o uso dos ruídos para evidenciar fatos que ocorrem no espaço off, no caso, associados a uma situação de guerra.
Downloads
Referências
CHEVALIER, Jean. GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos. Rio de Janeiro, RJ: José Olympio, 2003.
FILHO, Esmir. Saliva: Sexto Tratamento do Roteiro. São Paulo, SP: não publicado, 2007.
GONÇALO, Pablo. MONTEIRO, Lucia (Orgs.). Dossiê Estudos de roteiro: histórias e poéticas entre a palavra e a imagem. Esferas, ano 11, v. 2, n. 21, mai./ago. 2021. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/issue/view/677. Acesso em: 30 jan. 2022.
LEVY, Joanise. Environment Storytelling: a articulação entre espaço e enredo. Esferas, v. 2, n. 21, p. 185-197, mai./ago. 2021. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/13119/7562. Acesso em: 02 fev. 2022.
LOCKEY, Nicholas. Antonio Vivaldi and the Sublime Seasons: Sonority and Texture as Expressive Devices in Early Eighteen-Century Italian Music. Eighteen Century Music, v. 12, n. 2, p. 265-283, set. 2017.
MELVILLE, Herman. Bartleby, o escriturário. Rio de Janeiro, RJ: Rocco, 2010.
MENDONÇA FILHO, Kleber. Três roteiros. O Som ao Redor, Aquarius e Bacurau. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2020.
GODOY, João; LIMA, Pedro; MURICY, Maria; MENDONÇA FILHO, Kleber; PARO, Iana Cossoy; SANTOS, Evelyn. O Som articulado no roteiro: Roteiros sonoros x roteiros surdos. In: Semana ABC, São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YIw_uSYDGlY. Acesso em 17 jan. 2022.
PARO, Iana Cossoy. Escrever o som: busca pelo espaço do sonoro em roteiros audiovisuais. 2016, 116 p. Dissertação (Mestrado em Meios e Processos Audiovisuais) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
SANTOS MENDES, Eduardo. Walter Murch: a revolução da trilha sonora cinematográfica. Significação: revista de cultura audiovisual, v. 33, n. 26, p 187-224, jul.-dez. 2006.
SPOLIDORO, Gustavo. Início do Fim: Primeiro Tratamento do Roteiro. Porto Alegre, RS: documento não publicado, s.d.
SPOLIDORO, Gustavo. Início do Fim: Quinto Tratamento do Roteiro. Porto Alegre, RS: documento não publicado, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Fabiano Grendene de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.