Sound in 21st Century Brazilian Short Film Scripts
An Analysis of Saliva and Início do Fim
Keywords:
sound, screenplay, short filmAbstract
This article analyzes the presence of sound in the screenplays of two Brazilian short films made in the first decade of the 21st century: Saliva (2007), by Esmir Filho and Início do Fim (Beginning of the End, 2005), by Gustavo Spolidoro. From the examination of the scripts and the comparison of these with the finished films, it is sought to understand different ways of writing sound aspects in the screenplay, as well as the expressive objectives of such uses. Saliva uses the sound to build the subjectivity of a character who experiences his first kiss and, Início do Fim makes use of the soundtrack to highlight facts related to a situation of war that occurs offscreen.
Downloads
References
CHEVALIER, Jean. GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos. Rio de Janeiro, RJ: José Olympio, 2003.
FILHO, Esmir. Saliva: Sexto Tratamento do Roteiro. São Paulo, SP: não publicado, 2007.
GONÇALO, Pablo. MONTEIRO, Lucia (Orgs.). Dossiê Estudos de roteiro: histórias e poéticas entre a palavra e a imagem. Esferas, ano 11, v. 2, n. 21, mai./ago. 2021. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/issue/view/677. Acesso em: 30 jan. 2022.
LEVY, Joanise. Environment Storytelling: a articulação entre espaço e enredo. Esferas, v. 2, n. 21, p. 185-197, mai./ago. 2021. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/13119/7562. Acesso em: 02 fev. 2022.
LOCKEY, Nicholas. Antonio Vivaldi and the Sublime Seasons: Sonority and Texture as Expressive Devices in Early Eighteen-Century Italian Music. Eighteen Century Music, v. 12, n. 2, p. 265-283, set. 2017.
MELVILLE, Herman. Bartleby, o escriturário. Rio de Janeiro, RJ: Rocco, 2010.
MENDONÇA FILHO, Kleber. Três roteiros. O Som ao Redor, Aquarius e Bacurau. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2020.
GODOY, João; LIMA, Pedro; MURICY, Maria; MENDONÇA FILHO, Kleber; PARO, Iana Cossoy; SANTOS, Evelyn. O Som articulado no roteiro: Roteiros sonoros x roteiros surdos. In: Semana ABC, São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YIw_uSYDGlY. Acesso em 17 jan. 2022.
PARO, Iana Cossoy. Escrever o som: busca pelo espaço do sonoro em roteiros audiovisuais. 2016, 116 p. Dissertação (Mestrado em Meios e Processos Audiovisuais) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
SANTOS MENDES, Eduardo. Walter Murch: a revolução da trilha sonora cinematográfica. Significação: revista de cultura audiovisual, v. 33, n. 26, p 187-224, jul.-dez. 2006.
SPOLIDORO, Gustavo. Início do Fim: Primeiro Tratamento do Roteiro. Porto Alegre, RS: documento não publicado, s.d.
SPOLIDORO, Gustavo. Início do Fim: Quinto Tratamento do Roteiro. Porto Alegre, RS: documento não publicado, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Fabiano Grendene de Souza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.