Da curadoria ao algoritmo
Criação de trilhas por Inteligência Artificial e bibliotecas digitais
DOI:
https://doi.org/10.29146/ecops.v25i1.27869Palavras-chave:
Trilha musical, Inteligência Artificial, bibliotecas digitais, composição, curadoria.Resumo
Implicações estéticas e profissionais do uso de Inteligência Artificial (IA) e bibliotecas musicais digitais na composição musical para audiovisual. Amparado em pesquisas bibliográficas sobre som e música no audiovisual, reportagens e entrevistas com compositores que lidam com IA e/ou bibliotecas em seu cotidiano (Abdalla, 2021; Pierrobom, 2021; Ludwig, 2018; Domene, 2018), refletimos sobre a composição musical menos como resultado de um “ímpeto criativo de autor” e mais como uma complexa curadoria de sonoridades disponíveis.
Downloads
Referências
ABDALLA, Sérgio. Sérgio Abdalla: depoimento [out. 2021]. São Paulo, 2021.
ABRAMUS. Inteligência artificial na música: o fim do compositor? Disponível em: <https://www.abramus.org.br/noticias/16377/inteligencia-artificial-e-musica/>. Acesso em: 28 abr 2021.
ADAMS, R.; HNATIUK, D.; WEISS, D. Music Supervision: The Complete GuideToSelecting Music for Movies + TV + Games + New Media. New York: Schirmer Trade Books, 2017.
ADORNO, Theodor; EISLER, Hanns. Composing for the Films. New York: Oxford University Press, 1947.
AMPER MUSIC. Amper music. Disponível em: <https://www.ampermusic.com>. Acesso em: 21 mar 2022.
CARRASCO, Claudiney R. Trilha musical: música e articulação filmica. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.
DEAHL, Dani. How AI-generated music is changing the way hits are made. The Verge, 2018. Disponível em: https://www.theverge.com/2018/8/31/17777008/artificial-intelligence-taryn-southern-amper-music Acesso em: 9 mai 2022.
DE MARCHI, Leonardo. Pós-streaming: um panorama da indústria fonográfica na Quarta Revolução Industrial. Diálogos Interdisciplinares sobre a Música Brasileira, 2020. Disponível em: https://www.academia.edu/44283683/P%C3%B3s_streaming_um_panorama_da_ind%C3%BAstria_fonogr%C3%A1fica_na_Quarta_Revolu%C3%A7%C3%A3o_Industrial . Acesso em: 8 mai 2022.
DOMENE, Maurício. Maurício Domene: depoimento [nov. 2018]. São Paulo, 2018.
DURAND, Júlia. Library music(king): A library music como processo social e acção colectiva. Revista Portuguesa de Musicologia, v. 5, n. 1, 2018, págs. 117-132. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7302320>. Acesso em: 21 mar 2022.
GONZAGA, Francisco; FERNANDES, Matheus. Com a inteligência artificial, criar música é uma questão de segundos. Disponível em: https://arte.estadao.com.br/focas/estadaoqr/materia/inteligencia-artificial-musica-startup-amper . Acesso em: 8 mai 2022.
KASSABIAN, Anahid. Hearing Film – Tracking Identifications in Contemporary Hollywood Film Music. New York/London: Routtledge, 2001.
LUDWIG, Julian. Julian Ludwig: depoimento [out. 2018]. São Paulo, 2018.
OLIVEIRA, M. P. As Transformações do Mercado Musical e as Plataformas de Crowdfunding e Licenciamento Musical. Revista Sonora, Campinas, v. 6, n. 12, p. 1-16, 2017. Disponível em: <https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/sonora/article/download/740/972>. Acesso em: 17 mar 2019.
PIERROBOM, Eduardo. Eduardo Pierrobom: depoimento [abr. 2021]. São Paulo, 2021.
RUSSELL, S; NORVIG, P. Artificial Intelligence: A Modern Approach, 3rd Edition. Prentice Hall, 2010.
SEAVER, Nick. Algorithms as culture: Some tactics for the ethnography of algorithmic systems. Big Data & Society, v. 4, n. 2, 2017. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/2053951717738104 . Acesso em: 8 mai 2022.
SMALL, Christopher. Musicking. Middletown: WesleyanUniversity Press, 1998.
SOUZA, Geórgia C. C. Licenciamento musical digital: trilhas disponíveis e compositores “anônimos”. Anais da Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual, Rio de Janeiro, 4a edição, págs. 7-24, 2019. Disponível em: <https://conferencias.ufrj.br/index.php/jisma/jisma/paper/view/2702> . Acesso em: 21 mar 2022. 017. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/2053951717738104 . Acesso em: 8 mai 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Geórgia Cynara Coelho de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.