From curatorship to algorithm
Creation of music tracks by Artificial Intelligence and digital libraries
DOI:
https://doi.org/10.29146/ecops.v25i1.27869Keywords:
Music score, Artificial Intelligence, digital libraries, composition, curatorship.Abstract
Aesthetic and professional implications of the use of Artificial Intelligence (AI) and digital music libraries in audiovisual music composition. Supported by bibliographic research on sound and music in audiovisual, reports and interviews with composers who deal with AI and/or libraries in their daily work (Abdalla, 2021; Pierrobom, 2021; Ludwig, 2018; Domene, 2018), we reflect on musical composition less as a result of an “author's creative impetus” and more like a complex curatorship of available sounds.
Downloads
References
ABDALLA, Sérgio. Sérgio Abdalla: depoimento [out. 2021]. São Paulo, 2021.
ABRAMUS. Inteligência artificial na música: o fim do compositor? Disponível em: <https://www.abramus.org.br/noticias/16377/inteligencia-artificial-e-musica/>. Acesso em: 28 abr 2021.
ADAMS, R.; HNATIUK, D.; WEISS, D. Music Supervision: The Complete GuideToSelecting Music for Movies + TV + Games + New Media. New York: Schirmer Trade Books, 2017.
ADORNO, Theodor; EISLER, Hanns. Composing for the Films. New York: Oxford University Press, 1947.
AMPER MUSIC. Amper music. Disponível em: <https://www.ampermusic.com>. Acesso em: 21 mar 2022.
CARRASCO, Claudiney R. Trilha musical: música e articulação filmica. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.
DEAHL, Dani. How AI-generated music is changing the way hits are made. The Verge, 2018. Disponível em: https://www.theverge.com/2018/8/31/17777008/artificial-intelligence-taryn-southern-amper-music Acesso em: 9 mai 2022.
DE MARCHI, Leonardo. Pós-streaming: um panorama da indústria fonográfica na Quarta Revolução Industrial. Diálogos Interdisciplinares sobre a Música Brasileira, 2020. Disponível em: https://www.academia.edu/44283683/P%C3%B3s_streaming_um_panorama_da_ind%C3%BAstria_fonogr%C3%A1fica_na_Quarta_Revolu%C3%A7%C3%A3o_Industrial . Acesso em: 8 mai 2022.
DOMENE, Maurício. Maurício Domene: depoimento [nov. 2018]. São Paulo, 2018.
DURAND, Júlia. Library music(king): A library music como processo social e acção colectiva. Revista Portuguesa de Musicologia, v. 5, n. 1, 2018, págs. 117-132. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7302320>. Acesso em: 21 mar 2022.
GONZAGA, Francisco; FERNANDES, Matheus. Com a inteligência artificial, criar música é uma questão de segundos. Disponível em: https://arte.estadao.com.br/focas/estadaoqr/materia/inteligencia-artificial-musica-startup-amper . Acesso em: 8 mai 2022.
KASSABIAN, Anahid. Hearing Film – Tracking Identifications in Contemporary Hollywood Film Music. New York/London: Routtledge, 2001.
LUDWIG, Julian. Julian Ludwig: depoimento [out. 2018]. São Paulo, 2018.
OLIVEIRA, M. P. As Transformações do Mercado Musical e as Plataformas de Crowdfunding e Licenciamento Musical. Revista Sonora, Campinas, v. 6, n. 12, p. 1-16, 2017. Disponível em: <https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/sonora/article/download/740/972>. Acesso em: 17 mar 2019.
PIERROBOM, Eduardo. Eduardo Pierrobom: depoimento [abr. 2021]. São Paulo, 2021.
RUSSELL, S; NORVIG, P. Artificial Intelligence: A Modern Approach, 3rd Edition. Prentice Hall, 2010.
SEAVER, Nick. Algorithms as culture: Some tactics for the ethnography of algorithmic systems. Big Data & Society, v. 4, n. 2, 2017. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/2053951717738104 . Acesso em: 8 mai 2022.
SMALL, Christopher. Musicking. Middletown: WesleyanUniversity Press, 1998.
SOUZA, Geórgia C. C. Licenciamento musical digital: trilhas disponíveis e compositores “anônimos”. Anais da Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual, Rio de Janeiro, 4a edição, págs. 7-24, 2019. Disponível em: <https://conferencias.ufrj.br/index.php/jisma/jisma/paper/view/2702> . Acesso em: 21 mar 2022. 017. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/2053951717738104 . Acesso em: 8 mai 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Geórgia Cynara Coelho de Souza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.