“Do lugar da ouvinte, nasceu a podcaster”
experiências, competências e atuações de mulheres na podosfera
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i2.27941Palavras-chave:
podcast, mulheres podcasters, carreira, comunicação, etnografiaResumo
Este artigo registra achados e reflexões de uma pesquisa em andamento, sobre as trajetórias profissionais de mulheres na podosfera. Buscamos compreender as motivações de produtoras e hosts de canais e programas de podcast, suas percepções de competências profissionais, bem como o processo de aprendizado em suas atividades como podcasters. A metodologia consiste em uma pesquisa etnográfica com entrevistas longas com cinco mulheres atuantes na produção de podcasts no Brasil. Observamos trajetórias de vida e experiências profissionais diversas na podosfera, assim como elementos de afetividade, engajamento profissional e remuneração. Nas falas das interlocutoras emerge o contraponto entre a podcaster amadora e a podcaster profissional, onde o "amadorismo" é considerado um estado de descontração, um hobby, e indica uma atividade não remunerada.
Downloads
Referências
ALBORNOZ, Suzana. O que é trabalho. 9ª edição. São Paulo: Brasilense, 2012.
BECKER, Howard S. Art worlds. Berkeley e Los Angeles: University of California Press, 1982.
BONINI, Tiziano. A “segunda era” do podcasting: reenquadrando o podcasting como um novo meio digital massivo. Radiofonias — Revista de Estudos em Mídia Sonora, Mariana-MG, v. 11, n. 01, p. 13-32, jan./abr. 2020.
DEUZE, Mark; WITSCHGE, Tamara. O que o jornalismo está se tornando. Parágrafo, v. 4, n. 2, p. 06-21, 2016.
DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Portugal: Porto Editora, 2005.
FREIRE, Eugênio P. A. A comunicação/educação freireana na podosfera brasileira. Comunicações Piracicaba, v. 23, n. 2, p. 29-52, mai-ago 2016
HERSCHMANN, Micael; KISCHINHEVSK, Marcelo. A geração 'podcasting' e os novos usos do rádio na sociedade do espetáculo e do entretenimento. Revista Famecos, v. 15, n.37, p. 101-106, 2008.
HUGHES, Everett C. Institutional office and the person. American journal of sociology, v. 43, n. 3, p. 404-413, 1937.
HUGHES, Everett C. Men and their work. New York: Free Press of Glencoe, 1958.
KISCHINHEVSKY, Marcelo; MODESTO, Cláudia Figueiredo. Interações e mediações, Instâncias de apreensão da comunicação radiofônica. Questões Transversais – Revista de Epistemologias da Comunicação, v. 2, p. 12-20, 2014.
LUIZ, Lúcio; ASSIS, Pablo de. "O Podcast no Brasil e no Mundo: um caminho para a distribuição de mídias digitais". In: ANAIS DO XXXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM, 33, 2010. Caxias do Sul: UCS, 2010. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-0302-1.pdf>. Acesso em:10 out. 2023
LUIZ, Lucio. Podcasters Brasileiros: Uma Comunidade em Busca de Visibilidade. In: Anais do CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, Intercom Sudeste (Vol. 16), São Paulo, 2011.
PEREIRA, Fábio Henrique. As diferentes maneiras de ser jornalista: um estudo sobre as carreiras profissionais no jornalismo brasileiro. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2020.
PRIMO, A. F. T. Para além da emissão sonora: as interações no podcasting. Intexto, Porto Alegre, n. 13, p. 64–87, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/4210. Acesso em: 10 out. 2023.
ROLITA, Neusa Cavedon; DE LUCA, Gabriela; DE GOIS, Pedro Henrique; DALLA CHIESA, Carolina “Tramando arames, pedras e fios”: espaço e estigma no trabalho de um artista. Ciências Sociais Unisinos, v. 51, n. 1, p. 32-41, 2015.Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=93838249005>. Acesso em: 20 ago. 2022.
SENNETT, Richard. O artífice. Rio de Janeiro: Record, 2019.
TRAVANCAS, Isabel. O mundo dos jornalistas. São Paulo: Summus, 2011.
TRAVANCAS, Isabel. Fazendo etnografia no mundo da comunicação. In: BARROS, A. e DUARTE, J. (orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2006.
VELHO, Gilberto. Projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas (3a ed.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. E-book
VICENTE, Eduardo. Do rádio ao podcast: as novas práticas de produção e consumo de áudio. Emergências Periféricas em Práticas Midiáticas, 2018, p. 87-107.
WILENSKY, Harold L. The professionalization of everyone?. The American Journal of Sociology, v. 70, n. 2, p. 137-158, set. 1964. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/2775206?read-now=1&seq=2#page_scan_tab_contents>. Acesso em: 10 out. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fernanda Martinelli, Sarah Buogo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.