“Do lugar da ouvinte, nasceu a podcaster”
experiências, competências e atuações de mulheres na podosfera
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i2.27941Keywords:
podcast, mulheres podcasters, carreira, comunicação, etnografiaAbstract
This article is the result of an ongoing research and reflects about the professional trajectories of women in the podosphere. We seek to understand the motivations of these women who work as producers and hosts of podcast channels and programs, their perceptions of professional skills, as well as the learning process that makes them able to perform their activities as podcasters. The methodology involves ethnographic research with long interviews with five women active in the production of podcasts in Brazil. We observed that they develop diversified practices when facing a possible career in the podosphere. In their speeches emerges the contrast between the amateur and the professional podcaster, where amateurism is considered a state of relaxation, a hobby, and does not indicate a paid activity.
Downloads
References
ALBORNOZ, Suzana. O que é trabalho. 9ª edição. São Paulo: Brasilense, 2012.
BECKER, Howard S. Art worlds. Berkeley e Los Angeles: University of California Press, 1982.
BONINI, Tiziano. A “segunda era” do podcasting: reenquadrando o podcasting como um novo meio digital massivo. Radiofonias — Revista de Estudos em Mídia Sonora, Mariana-MG, v. 11, n. 01, p. 13-32, jan./abr. 2020.
DEUZE, Mark; WITSCHGE, Tamara. O que o jornalismo está se tornando. Parágrafo, v. 4, n. 2, p. 06-21, 2016.
DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Portugal: Porto Editora, 2005.
FREIRE, Eugênio P. A. A comunicação/educação freireana na podosfera brasileira. Comunicações Piracicaba, v. 23, n. 2, p. 29-52, mai-ago 2016
HERSCHMANN, Micael; KISCHINHEVSK, Marcelo. A geração 'podcasting' e os novos usos do rádio na sociedade do espetáculo e do entretenimento. Revista Famecos, v. 15, n.37, p. 101-106, 2008.
HUGHES, Everett C. Institutional office and the person. American journal of sociology, v. 43, n. 3, p. 404-413, 1937.
HUGHES, Everett C. Men and their work. New York: Free Press of Glencoe, 1958.
KISCHINHEVSKY, Marcelo; MODESTO, Cláudia Figueiredo. Interações e mediações, Instâncias de apreensão da comunicação radiofônica. Questões Transversais – Revista de Epistemologias da Comunicação, v. 2, p. 12-20, 2014.
LUIZ, Lúcio; ASSIS, Pablo de. "O Podcast no Brasil e no Mundo: um caminho para a distribuição de mídias digitais". In: ANAIS DO XXXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM, 33, 2010. Caxias do Sul: UCS, 2010. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-0302-1.pdf>. Acesso em:10 out. 2023
LUIZ, Lucio. Podcasters Brasileiros: Uma Comunidade em Busca de Visibilidade. In: Anais do CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, Intercom Sudeste (Vol. 16), São Paulo, 2011.
PEREIRA, Fábio Henrique. As diferentes maneiras de ser jornalista: um estudo sobre as carreiras profissionais no jornalismo brasileiro. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2020.
PRIMO, A. F. T. Para além da emissão sonora: as interações no podcasting. Intexto, Porto Alegre, n. 13, p. 64–87, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/4210. Acesso em: 10 out. 2023.
ROLITA, Neusa Cavedon; DE LUCA, Gabriela; DE GOIS, Pedro Henrique; DALLA CHIESA, Carolina “Tramando arames, pedras e fios”: espaço e estigma no trabalho de um artista. Ciências Sociais Unisinos, v. 51, n. 1, p. 32-41, 2015.Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=93838249005>. Acesso em: 20 ago. 2022.
SENNETT, Richard. O artífice. Rio de Janeiro: Record, 2019.
TRAVANCAS, Isabel. O mundo dos jornalistas. São Paulo: Summus, 2011.
TRAVANCAS, Isabel. Fazendo etnografia no mundo da comunicação. In: BARROS, A. e DUARTE, J. (orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2006.
VELHO, Gilberto. Projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas (3a ed.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. E-book
VICENTE, Eduardo. Do rádio ao podcast: as novas práticas de produção e consumo de áudio. Emergências Periféricas em Práticas Midiáticas, 2018, p. 87-107.
WILENSKY, Harold L. The professionalization of everyone?. The American Journal of Sociology, v. 70, n. 2, p. 137-158, set. 1964. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/2775206?read-now=1&seq=2#page_scan_tab_contents>. Acesso em: 10 out. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Fernanda Martinelli, Sarah Buogo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.