A semiótica da ironia nos videogames

a construção de um enunciador absurdo em Orgasm Simulator (2003)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i2.28070

Palavras-chave:

ironia, ironia verbal, ironia visual, procedimentalidade, videogames

Resumo

O presente artigo propõe um modelo analítico a partir do qual a ironia pode ser empregada como ferramenta de análise formal da poética dos videogames. No tocante ao conceito de ironia verbal e/ou visual, recorremos ao aporte teórico proporcionado por Ducrot (1987), Brait (2008) e Scott (2004); e às especificidades composicionais dos jogos, exploramos à teoria sobre procedimentalidade elaborada por Bogost (2007, 2008) para propor uma forma de analisar a ironia nos videogames a partir da articulação entre as três linguagens que julgamos mais significativas para sua composição: a verbal, a (audio)visual e a procedimental. Testamos a proposta aplicando-a à análise da ironia no videogame Orgasm simulator (Molleindustria, 2003). Conclui-se que a ironia é construída e marcada pela combinação de sistemas semióticos variados, e que sua linguagem procedimental é capaz de significar ironicamente.

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Biografia do Autor

Natalia Corbello, Universidade Estadual de Maringá

Natalia Corbello é licenciada em Letras-Inglês e bacharel em Tradução-Inglês pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente, é mestranda na mesma universidade e bolsista do CNPq, e investiga questões de estética e poética relacionadas à arte dos videogames.

Márcio Prado, Universidade Estadual de Maringá

Márcio Prado possui doutorado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, campus de Araraquara, doutorado-sanduíche pela Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis, e graduação em Letras, com Licenciatura e Bacharelado em Português e Francês (2002) e Bacharelado em Italiano (2004) também pela UNESP, campus de Araraquara. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em estudos sobre a comunicação, a arte e a cultura contemporâneas em suas relações com mídias e tecnologias, enfocando sobretudo questões de poética. Além disso, também desenvolveu estudos em Filosofia da Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: gênio, diabo, teoria e crítica. É Professor Associado do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias da Universidade Estadual de Maringá- UEM.

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Publicado

07-10-2024

Como Citar

Corbello, N., & do Prado, M. R. (2024). A semiótica da ironia nos videogames: a construção de um enunciador absurdo em Orgasm Simulator (2003). Revista Eco-Pós, 27(2), 399–421. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i2.28070