O que Podem Anne Frank, a Escola e a Família?
Explorando as disputas em torno de uma forma apropriada de leitura
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i2.28264Palavras-chave:
Proibição de Livros, Família, Anne Frank, Escolas, NeoliberalismoResumo
Neste trabalho propõe-se uma análise do crescente fenômeno de perseguição a livros no Brasil, partindo de casos recentes de suspensão da novela gráfica do Diário de Anne Frank, em duas escolas brasileiras. Assumindo que não existe livro fora de uma estrutura social, cultural e econômica, a investigação se constitui como um estudo de caso, voltado para a compreensão de como esse fenômeno interpela a ideia de censura não como a regulação do que pode ou não ser lido, mas desenvolve uma concepção de leitura que seja apropriada para crianças e adolescentes. O trabalho demonstra como ocorrências de banimento, cerceamento e controle em outros países se relacionam com o caso, reverberando, no nível local, as iniciativas do movimento antigênero em escala a global. Também se discute como essa ofensiva tem na família um papel central e cada vez mais inquestionado no controle sobre os livros.
Downloads
Referências
ALVARENGA, Poliana. Versão em quadrinhos de O Diário de Anne Frank causa polêmica em escola de Vitória. G1. Publicado em 29 mar. 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/versao-em-quadrinhos-de-o-diario-de-anne-frank-causa-polemica-em-escola-de-vitoria.ghtml Acesso em: 15 fev. 2024
ASHENFELTER, Morgan. Anne Frank’s Diary Too Explicit for School. The Nation, 10 fev. 2010. Disponível em: https://www.thenation.com/article/archive/anne-franks-diary-too-explicit-school/#:~:text=%22The%20Diary%20of%20Anne%20Frank%22%20has%20had%20six%20challenges%20against,reasons%20to%20ban%20a%20book.%22 Acesso em: 15 fev. 2024.
BERGAMO, Mônica. Pais de escola particular em SP veem erotização de Anne Frank em livro usado em aula de inglês. Folha de S. Paulo, 2 jun. 2021. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2021/06/pais-de-escola-particular-em-sp-veem-erotizacao-de-anne-frank-em-livro-usado-em-aula-de-ingles.shtml Acesso em: 15 fev. 2024.
BERGER, Joseph. Recalling Anne Frank, as Icon and Human Being. The New York Times, 4 nov. 2014. Disponível em: https://www.nytimes.com/2014/11/05/nyregion/recalling-anne-frank-as-icon-and-human-being.html Acesso em: 20 fev. 2024.
BORGES, Caroline. Governo manda retirar livros de circulação em SC e 'armazenar em local não acessível' à comunidade escolar; entenda. G1, 09 nov. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2023/11/09/governo-manda-retirar-livros-de-circulacao-em-sc-e-armazenar-em-local-nao-acessivel-a-comunidade-escolar-entenda.ghtml Acesso em: 12 mar. 2024.
BRASIL. Ato Institucional nº 5, de 13 dezembro de 1968. São mantidas a Constituição de 24 de janeiro de 1967 e as Constituições Estaduais. O Presidente da República poderá decretar a intervenção nos estados e municípios, sem as limitações previstas na Constituição, suspender os direitos políticos de quaisquer cidadãos pelo prazo de 10 anos e cassar mandatos eletivos federais, estaduais e municipais, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/AIT/ait-05-68.htm.
BRASIL. Constituição Federal de 1967. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao67.htm.
BRASIL. Decreto-Lei nº 77, de 23 de novembro de 1966. Acrescenta alínea à Lei n° 4.476, de 12 de novembro de 1964, que estabelece a precedência funcional entre Oficiais Generais dos postos de Almirante-de-Esquadra, General-de-Exército e Tenente-Brigadeiro. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1960-1969/decreto-lei-77-23-novembro-1966-375944-publicacaooriginal-1-pe.html#:~:text=Acrescenta%20al%C3%ADnea%20%C3%A0%20Lei%20n,%2DEx%C3%A9rcito%20e%20Tenente%2DBrigadeiro.
BRASIL. Projeto de Lei nº 7.180, de 24 de fevereiro de 2014. Altera o art. 3º da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=606722 Acesso em: 12 abr. 2024.
BUTLER, Judith. Quem tem medo do gênero? São Paulo: Boitempo, 2024.
CARNEIRO, Mariana. Após censura, vendas de ‘O Avesso da Pele’ crescem mais de 6.000%. Revista Veja, São Paulo, 15 mar 2024. Disponível em: https://abrir.link/RKlFT Acesso: 20 mar 2024.
COLETTA, Ricardo DELLA. Bolsonaro mentiu ao falar de livro de educação sexual no ‘Jornal Nacional’. El País, São Paulo, 29 ago. 2018. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/08/29/politica/1535534033_257224.html Acesso em: 1 fev. 2024.
COLOMER, Teresa. Introdução à literatura infantil e juvenil atual. Tradução de Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2017.
COOPER, Melinda. Family values: between neoliberalism and the new social conservatism. New York: Zone Books, 2017.
DAMASCENO, Victoria. Colégio de SP oferece alternativa a livro de Anne Frank criticado por pais. Folha de São Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2021/06/colegio-de-sp-oferece-alternativa-a-livro-de-anne-frank-criticado-por-pais.shtml.
DE OLHO NO MATERIAL ESCOLAR. De olho no material escolar. Disponível em: https://deolhonomaterialescolar.com.br/ Acesso em: mar. 2024.
DARNTON, Robert. A questão dos livros: presente, passado e futuro. Tradução: Daniel Pellizari. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
DARNTON, Robert. Censores em ação: como os estados influenciaram a literatura. Tradução Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
FALCÃO, Carolina. Entre o Fim do Mundo e o Amanhã: imaginação política antagonista no mercado editorial brasileiro após 2018. Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática, [S. l.], v. 20, n. 42, 2021. DOI: 10.5902/2175497744515. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/44515 Acesso em: 23 fev. 2024.
FERREIRA, Paula; GÓES, Bruno; DUARTE, Melissa. Grupo 'Mães do Agro’ vai ao MEC pedir visão mais positiva do setor nos livros escolares. O Globo, 08 out. 2021. Disponível em: https://oglobo.globo.com/politica/grupo-maes-do-agro-vai-ao-mec-pedir-visao-mais-positiva-do-setor-nos-livros-escolares-25208550 Acesso em: 12 abr. 2024.
GREGORIN FILHO, José Nicolau. Literatura infantil: múltiplas linguagens na formação de leitores. São Paulo: Melhoramentos, 2010.
IFLA Section Library for Children and Young Adults. SPECIAL ISSUE: International Views on Banned Books. IFLA Newsletter. Haia, outubro de 2023. Disponível em: https://www.ifla.org/publications/newsletters/ Acesso em: 20 fev. 2024.
LANCMAN, Thais. Versão da editora. Quatrocincoum, 1 out. 2021. Edição #50. Disponível em: https://quatrocincoum.com.br/resenhas/historia/versao-da-editora/ Acesso em: 20 fev. 2024.
LEHNEN, Christine. Há 75 anos era publicado o diário de Anne Frank. DW Brasil, 25 jun. 2022. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/há-75-anos-era-publicado-o-diário-de-anne-frank/a-57769359 Acesso em: 20 fev. 2024.
NYBACKA, Pamela Schultz. Bookonomy: The Consumption Practice and Value of Book Reading. 2011. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade de Estocolmo, Estocolmo, 2011.
POLICARPO, Alexandre; FONSECA, Bruno; LARA, Eliziane; HAUBER, Gabriella. A eleição do “kit gay”. Agência Pública, 17 out. 2018. Disponível em: https://apublica.org/2018/10/a-eleicao-do-kit-gay/. Acesso em: 03 jan. 2024
REIMÃO, Sandra. "Proíbo a publicação e circulação..." - censura a livros na ditadura militar . Estudos Avançados, São Paulo, Brasil, v. 28, n. 80, p. 75–90, 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/79684 Acesso em: 20 fev. 2024.
REISS, Carlos. Luz sobre o caos: educação e memória do holocausto. Rio de. Janeiro: Imprimatur, 2018.
SALDAÑA, Paulo; COLETTA, Ricardo Della. Governo de RO manda recolher 'Macunaíma' e mais 42 livros e depois recua. Folha de S. Paulo, 6 fev. 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/02/governo-de-ro-manda-recolher-macunaima-e-mais-42-livros-e-depois-recua.shtml Acesso em: 12 mar. 2024.
SABHARWAL, Arjun. Un-Banning Books, Perspectives, Identities, and Knowledge. IN: IFLA Section Library for Children and Young Adults. SPECIAL ISSUE: International Views on Banned Books. IFLA Newsletter. Haia, outubro de 2023. Disponível em: https://www.ifla.org/publications/newsletters/. Acesso em: 20 fev. 2024.
VOLTOLINI, Rinaldo. Amar ou armar as crianças? Vicissitudes contemporâneas da relação parentalidade/escolaridade. IN: TEPERMAN, Daniela; GARRAFA, Thais; IACONELLI, Vera. Laço. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Boookman, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carolina Cavalcanti Falcão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.