O que Podem Anne Frank, a Escola e a Família?

Explorando as disputas em torno de uma forma apropriada de leitura

Autores

  • Carolina Cavalcanti Falcão UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i2.28264

Palavras-chave:

Proibição de Livros, Família, Anne Frank, Escolas, Neoliberalismo

Resumo

Neste trabalho propõe-se uma análise do crescente fenômeno de perseguição a livros no Brasil, partindo de casos recentes de suspensão da novela gráfica do Diário de Anne Frank, em duas escolas brasileiras. Assumindo que não existe livro fora de uma estrutura social, cultural e econômica, a investigação se constitui como um estudo de caso, voltado para a compreensão de como esse fenômeno interpela a ideia de censura não como a regulação do que pode ou não ser lido, mas desenvolve uma concepção de leitura que seja apropriada para crianças e adolescentes. O trabalho demonstra como ocorrências de banimento, cerceamento e controle em outros países se relacionam com o caso, reverberando, no nível local, as iniciativas do movimento antigênero em escala a global. Também se discute como essa ofensiva tem na família um papel central e cada vez mais inquestionado no controle sobre os livros.

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Publicado

07-10-2024

Como Citar

Cavalcanti Falcão, C. (2024). O que Podem Anne Frank, a Escola e a Família? : Explorando as disputas em torno de uma forma apropriada de leitura. Revista Eco-Pós, 27(2), 208–230. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i2.28264