Inteligência artificial e educação midiática
Estratégias para formar cidadãos críticos e conscientes na era digital
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i1.28430Palavras-chave:
Autonomia Intelectual, Educação Midiática, Inclusão digital, Inteligência Artificial, Pensamento CríticoResumo
A resenha discute a obra Inteligência artificial e pensamento crítico: caminhos para a educação midiática, de Alexandre Le Voci Sayad, que propõe uma abordagem crítica e educativa sobre os impactos da inteligência artificial (IA) na sociedade. Combinando teoria e prática, o autor apresenta estratégias que aliam IA e pensamento crítico na formação cidadã, abordando temas como desinformação, bolhas informacionais, viés algorítmico e vigilância digital. A resenha destaca o papel da educação midiática como ferramenta essencial para promover autonomia intelectual, inclusão social e responsabilidade ética no uso da tecnologia, especialmente em contextos educacionais. A obra é indicada para educadores, gestores e pesquisadores que desejam compreender e aplicar, de forma crítica, os recursos digitais na formação de cidadãos conscientes.
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SAYAD, Alexandre Le Voci. Inteligência artificial e pensamento crítico: caminhos para a educação midiática. São Paulo: Instituto Palavra Aberta, 2023.
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Copyright (c) 2025 Paulo Antonio de Sousa Marquêz

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