Artificial intelligence and media education

Strategies to develop critical and conscious citizens in the digital age

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i1.28430

Keywords:

Autonomia Intelectual, Educação Midiática, Inclusão digital, Inteligência Artificial, Pensamento Crítico

Abstract

The book Artificial Intelligence and Critical Thinking: Pathways to Media Education, by Alexandre Le Voci Sayad, explores how artificial intelligence (AI) is transforming the way we think, learn, and interact with the world. In five chapters, the author demonstrates how AI can be an ally in accessing knowledge but also poses ethical and social challenges, addressing issues such as misinformation and the loss of intellectual autonomy. Sayad argues that the critical use of technology is essential for a fairer and more inclusive society. He offers practical solutions for the educational environment, bridging theory and practice, and emphasizes how media education can tackle problems such as inequality and social exclusion.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Paulo Antonio de Sousa Marquêz, Universidade de Sorocaba

Doutor e Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba (UNISO), especialista em Inteligência Organizacional e Competitiva pela Universidade de Brasília (UnB) e em Design de Comunicação de Moda com foco em Merchandising pela Universidade do Minho (Portugal). Graduado em Comunicação Social com habilitação em Comunicação Institucional e Relações Públicas pelo IESB. Atuou como Consultor Especialista em Projetos para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e para a UNESCO, contribuindo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Programa Alfabetização Solidária. Essa experiência internacional fortaleceu sua visão estratégica em políticas de educação e desenvolvimento social. Como Relações-Públicas dos Salesianos do Brasil, foi responsável pela comunicação institucional e marketing, gerenciando também o relacionamento com autoridades públicas. No ensino superior, lecionou disciplinas de comunicação, marketing e eventos na Faculdade Anhanguera de Brasília e na pós-graduação do UniEURO, além de coordenar cursos técnicos do PRONATEC. Desenvolveu estratégias de treinamento e educação corporativa no SESC/DF, em projetos de desenvolvimento de pessoas, gestão de eventos e cerimonial. Atualmente, é Servidor Público Efetivo (SEP) na Câmara Municipal de Sorocaba, onde exerce a função de Mestre de Cerimônias. Foi Diretor-Geral da Escola do Legislativo de Sorocaba e atualmente coordena o Laboratório de Inovação (LabLeg Sorocaba), promovendo projetos de transformação e engajamento cívico.

References

SAYAD, Alexandre Le Voci. Inteligência artificial e pensamento crítico: caminhos para a educação midiática. São Paulo: Instituto Palavra Aberta, 2023.

Published

2025-06-19

How to Cite

Marquêz, P. A. de S. (2025). Artificial intelligence and media education: Strategies to develop critical and conscious citizens in the digital age. Revista Eco-Pós, 28(1), 595–602. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i1.28430