O modernismo, sua crítica e o Brasil

A promessa da felicidade musical

Autores

  • Pedro Duarte Andrade

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i3.28580

Palavras-chave:

Modernismo, Canção, Brasil, Cultura

Resumo

O artigo aponta como o Modernismo dos anos 1920, baseado em São Paulo, construiu uma memória de si mesmo como movimento decisivo para a cultura do Brasil no século XX, mas identifica que, desde os anos 1980, surgiu e se consolidou uma crítica a essa memória, explicitando a pluralidade de forças modernizantes na arte. Essa crítica colocou em relevo a irresolução de uma questão essencial: como escapar ao elitismo da arte ao pensar o Brasil? Para Mário de Andrade, a música seria o caminho mais provável, por sua capacidade de comunicação; o que evidenciaria sua força inconteste com a canção popular. Daí emergiu uma promessa de felicidade pela cultura, dificilmente cumprida na realidade social. O artigo questiona se o que Chico Buarque pensou ser a negação da canção, com o rap, não denuncia o fosso entre o sonho modernista e a concretude nacional.

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Publicado

18-12-2025

Como Citar

Duarte Andrade , P. (2025). O modernismo, sua crítica e o Brasil : A promessa da felicidade musical. Revista Eco-Pós, 28(3), 230–251. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i3.28580