A Emetevê e o negócio da territorialização
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v9i1.1062Abstract
Mais de 90% de produção nacional, metade do repertório dedicado à música brasileira (do pagode radiofônico ao manguebit), uma linguagem rica e diversificada -- que lançou uma escola de apresentadores de TV, hoje alimentando grandes emissoras -- e ouvidos atentos a novidades, já rivalizando com as emissoras FM, que até os anos 1980 detinham papel preponderante no processo de renovação do cenário musical. A teimosia sarcástica de Caetano Veloso, que há dez anos insiste em chamar a versão brasileira da Music Television de Emetevê, enfim, rendeu frutos. Mais de uma década após a instalação da MTV Brasil, em setembro de 1990, a emissora, desde 1996 uma joint-venture entre o Grupo Abril e a Viacom Networks, aprofunda-se num curioso processo de territorialização que expõe ao ridículo as críticas mais rasteiras sobre o imperialismo cultural americano via satélite e nos diz muito a respeito das mais recentes estratégias da indústria da comunicação e do entretenimento.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.