Em busca de alternativas para a crise atual
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v8i1.1104Abstract
Os autores do recém-lançado Cabeça de Porco oferecem a oportunidade, nesta publicação, de se refletir sobre a violência social -- uma temática extremamente complexa, de difícil compreensão e avaliação (especialmente quando envolve atos e situações que dizem respeito a conflitos e tensões que estão para além da noção de desvio ou de criminalidade), seja para o especialista ou para o simples cidadão. Somos, com grande freqüência, bombardeados por uma avalanche de relatos de violência urbana que, em geral, tornam-se muito rapidamente impessoais, especialmente quando adquirem a forma de dados estatísticos que se perdem no universo de informações absorvidas como características e rotineiras das grandes metrópoles brasileiras. Quando analisados de forma fria e superficial, esses dados tendem a aproximar de forma simplista a pobreza à violência e ao mundo do crime. A partir da construção desse par -- pobreza/criminalidade -- e sua legitimação no imaginário social, ao longo das últimas décadas, assistimos em inúmeras cidades brasileiras, especialmente no Rio de Janeiro e em São Paulo, a implementação de políticas repressivas desastrosas que prometiam realizar uma “limpeza social” e que efetivamente só ampliaram a exclusão social e reforçaram, no imaginário urbano, o preconceito social.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.