Fantasia e fetiche: consumindo o Brasil na Inglaterra
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v7i2.1117Abstract
Nos meses recentes, os consumidores ingleses foram bombardeados pelas agências de publicidade com imagens do Brasil. Comerciais de televisão sobre carros, banco, batata chips, desodorantes, xampu e móveis, traduzem as especificidades da sociedade e da cultura brasileira, em sinais visuais e auditivos de fácil compreensão por parte dos consumidores ingleses. Nas ruas nobres da cidade, as lojas de moda estão oferecendo camisetas, suéteres e roupas esportivas em cores brasileiras. A bandeira brasileira é atualmente exibida com destaque, próximo às caixas registradoras nas filiais da loja de roupa H&M (cuja coleção de verão foi fotografada com modelos brasileiras pousando nas praias da Zona Sul do Rio). Um artigo no “Sunday Times”(11/04/2004), comentando a mania atual por tudo que é brasileiro, resumiu convenientemente e reforçou todos os estereótipos associados ao Brasil no imaginário britânico, adicionando algumas observações importantes sobre o estilo de vida brasileiro, para instrução dos leitores (por exemplo, o fascínio dos homens brasileiros pelas bundas das mulheres). Segundo o artigo: “Brasil é o ‘outro': um novo mundo tropical de liberdade, musicalidade e exotismo, borbulhando de energia e promessas… A cultura brasileira também adota uma inclusão e diversidade que é altamente atrativa ao velho mundo procurando por inspiração…” Até mesmo a edição atual (16/07/2004) do sério fórum de discussão literária, o TLS (Suplemento Literário Times), tem na sua capa uma fotografia de uma impressionante brasileira negra vestida de biquíni branco.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.