O Gosto pela Bossa-Nova - Considerações sobre a Estética Musical Brasileira no Exterior
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v17i3.1378Abstract
A música brasileira tem sido largamente consumida ao redor do mundo desde o início do século passado. O consumo dessa estética musical se intensificou a partir do sucesso da bossa-nova, estilo musical que representa bem uma imagem do Brasil no exterior. Não são poucos os estudos a respeito da estética musical brasileira. Poucos, porém, partem do público que vê na bossa-nova uma arte de bom gosto para tecer uma análise sobre os fatores que reforçam essa impressão, bem como sua manutenção até hoje. Nesse sentido, o presente artigo leva em consideração discussões sobre o gosto, tanto canônicas quanto mais recentes, além de ensaios sobre sensibilidades burguesas em relação à produção e à apreensão cultural. Tomando a bossa-nova e sua influência como temas centrais, faz-se uma reflexão sobre o que o gosto por esse estilo musical de fato revela sobre a contemporaneidade. Palavras-chave: Bossa-Nova, gosto musical, contemporaneidade, estética musical brasileiraDownloads
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