Antropologia & Xenologia
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v21i2.20499Abstract
A partir de um comentário à “Anedota das Antilhas” interpretada por Claude Lévi-Strauss em Tristes trópicos, o presente ensaio procurar investigar a relação entre humanidade e estrangeiridade. Para tanto, ele segue dois caminhos. O primeiro, desenvolvendo-se a partir da antropologia lévi-straussiana, tem espaço e tempo como variáveis para as formas daquela relação, em um exercício de antropologia como xenologia humana. O segundo caminho, feito com base na ficção científica de Philip K. Dick, Ursula K. Le Guin, Orson Scott Card e Octavia E. Butler, toma a relação entre humanidade e estrangeiridade segundo espécie e mundo, em um experimento de xenologia como contra-antropologia. A especulação almeja abrir uma passagem entre antropologia e xenologia: mais precisamente, do conceito de humanidade enquanto grau zero da estrangeiridade humana (coespecífica) ao conceito de humanidade enquanto grau zero da estranheza extra-humana (transespecífica).
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.