Filtro bolha: como tecnologias digitais preditivas transformam a comunicação mediada por computador
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i2.2277Abstract
Este artigo apresenta brevemente o fenômeno do filtro bolha, a fim de analisar como seu funcionamento, enquanto resultado de tecnologias digitais preditivas ou dispositivos de vigilância digital, implica em questões de dois âmbitos distintos. A primeira refere-se à mercantilização de informações pessoais sendo utilizadas para transformarem usuários em perfis de consumidores altamente segmentados. Já a segunda indica que cada usuário, imerso em sua bolha, sente-se seguro ao receber dados que confirmam seus gostos e interesses pessoais, ficando presos em um repertório limitado, quando há tanto para se explorar na imensidão da rede. Assim, os novos aparatos de vigilância estão em um contexto dicotômico: ao mesmo tempo em que oferecem um serviço de grande utilidade e são aparentemente gratuitos, estão se apoderando de nossos dados pessoais, sem que tenhamos controle de como esse processo ocorre e o preço é nos tornarmos a própria mercadoria que é vendida aos anunciantes digitais.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.