Após Snowden: Repensando o Impacto da Vigilância
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v18i2.2660Abstract
Revelações recentes sobre o PRISM, programa secreto da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), confirmaram a vigilância em larga escala de mensagens eletrônicas e telecomunicações de governos, empresas e cidadãos, inclusive de aliados próximos aos EUA na Europa e na América Latina. As ramificações transnacionais da vigilância pedem a reavaliação das práticas políticas do mundo contemporâneo. O debate não pode se limitar à oposição Estados Unidos e resto do mundo ou vigilância e privacidade; muito mais está em jogo. Este artigo coletivo descreve, brevemente, especificidades da vigilância cibernética em massa, incluindo a combinação de práticas de serviços de inteligência e de empresas privadas ao redor do mundo. Em seguida, investiga o impacto destas práticas em termos de segurança nacional, diplomacia, Direitos Humanos, Democracia, subjetividade e obediência.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.