Mi Jaragual: Masculinidade precária,soberania e farmacolonialidade aural na salsa de Ismael “Maelo” Rivera
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v23i1.27544Abstract
O cantor afro-porto-riquenho Ismael 'Maelo' Rivera (1931-1987) incluiu a sua versão da música "Mi jaragual" em seu álbum intitulado Vengo por la maceta (1973). Essa música pinta um retrato familiar no qual a vida camponesa, a propriedade da terra e a mulher se tornam formas de exercer uma soberania heteropatriarcal fundamentada em ideias românticas sobre nação, família e masculinidade. Este ensaio propõe uma escuta crítica desse retrato patriarcal cantado em “Mi Jaragual”, tomando-o não como um deslize, mas como uma reafirmação do homem ou do masculino como o parâmetro do que significa ser humano. Reafirmação que se dá mesmo quando se trata de homens cujas vidas precárias são também objetos da violência colonial. Proponho escutar a utopia camponesa cantada por Maelo em “Mi Jaragual” como expressão de masculinidades precárias que reenfatizam a violência patriarcal contra as mulheres e, ao mesmo tempo, como reafirmação legítima da soberania no contexto colonial porto-riquenho.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.