Influenciadoras digitais de moda e beleza
do look do dia ao consumo de ativismo
DOI:
https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i3.27617Keywords:
Consumo de ativismo, Feminismo, Blogueiras, Influenciadoras digitaisAbstract
Este trabalho parte da perspectiva do consumo de ativismo (Domingues, Miranda, 2018) para compreender como a pauta feminista é apropriada na produção de conteúdo das blogueiras e/ou influenciadoras digitais de moda. A partir de uma amostra de 52 blogueiras consideradas precursoras da blogosfera de moda brasileira, Carla Lemos (Modices) foi escolhida como estudo de caso por apontar desdobramentos para a prática que não se limitam ao estereótipo do look do dia e do consumo aspiracional. Para compreender a apropriação do discurso feminista no Instagram, o artigo apoia-se no referencial da Análise do Discurso de linha francesa com ênfase nas noções de ethos (Maingueneau, 2010) e contrato de comunicação (Charaudeau, 2012).
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