Padrões de performance no Instagram na experiência de adolescentes goianos
DOI:
https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i3.27666Keywords:
Padrões de performance, Adolescentes, InstagramAbstract
Discutimos neste artigo resultados de uma pesquisa empírica com adolescentes de 15 a 17 anos, que abordam o uso social da internet em que usuários compartilham conteúdos sobre eles mesmos. Apresentamos aqui um recorte analítico voltado às percepções dos entrevistados sobre o estabelecimento de padrões de performance nas postagens em que há o compartilhamento de si, especialmente na plataforma Instagram. O objetivo é discutir quais são esses padrões e como eles são percebidos e estabelecidos, a partir da prática pessoal dos adolescentes. Para tanto, realizamos aproximações etnográficas, com entrevistas individuais em profundidade, discussões em grupo e observação participante. Os resultados indicam que na experiência de compartilhar-se, o que prevalece são as práticas de fazê-lo de modo idealizado, em termos de beleza, comportamento e renda. Os adolescentes reconhecem e questionam esses padrões, mas a maioria deles se abstém do engajamento direto nos circuitos de forma tão pessoal.
Downloads
References
BRAGA, José Luiz. Nem rara, nem ausente – tentativa. Matrizes, Ano 4, n. 1, jul./dez., São Paulo, p. 65-81, 2010.
BRIGNOL, Liliane Dutra. Migrações transnacionais e usos sociais da internet: identidades e cidadania na diáspora latino-americana. 2010. Tese (doutorado em Ciências da Comunicação) – Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, 2010.
COULDRY, Nick; MEJIAS, Ulises A. The costs of connection: how is data colonizing human life and appropriating it for capitalism. California: Stanford University Press, 2019.
DUARTE, Jorge. Entrevista em profundidade. In: DUARTE, Jorge.; BARROS, Antonio (org). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2010, p. 62-83.
ESCOSTEGUY, Ana Carolina. Circuitos de cultura/circuitos de comunicação: um protocolo analítico de integração da produção e da recepção. Revista Comunicação, Mídia e Consumo ESPM, São Paulo, v. 4, n. 11, p. 115-135, nov., 2007.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed., Porto Alegre: Artmed, 2009.
GASKELL, George. Entrevistas individuais e grupais. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. 2. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2003, p. 64-89.
GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Tradução de Maria Célia Santos Raposo. 20 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.
GÓMEZ, Guillermo Orozco. O telespectador frente à televisão: uma exploração do processo de recepção televisiva. Communicare, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 27-42, 2005.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.
LOPES, Maria Immacolata V. A teoria barberiana da comunicação. Matrizes, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 39-63, jan./abr., 2018.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: 3 introduções. Tradução por Fernanda Castilho e Maria Immacolata Vassalo Lopes. Matrizes, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 9-31, jan/abr, 2018.
_________________. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Tradução por Ronald Polito e Sérgio Alcides. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
_________________. Oficio de cartógrafo: travesías latinoamericanas de la comunicación en la cultura. Tradução por Fidelina González e Renata Pallotini. Santiago de Chile: Fondo de Cultura Económica, 2004.
MARTÍN-BARBERO, Jesús; RINCÓN, Omar. Mapa insomne 2017: Ensayos sobre el sensorium contemporáneo. Un mapa para investigar la mutación cultural. In: JACKS, N.; SCHMITZ, D.; WOTTRICH, L. (orgs.). Un nuevo mapa para investigar la mutación cultural. Diálogo con la propuesta de Jesús Martín-Barbero. Quito, Ecuador: CIESPAL, 2019, p. 17-24.
PIENIZ, Mônica Bertholdo; CENCI, Márcio Paulo. Tecnicidades: de las mediaciones comunicativas de la cultura a las mutaciones culturales. In: JACKS, Nilda; SCHMITZ, Daniela; WOTTRICH, Laura (orgs.). Un nuevo mapa para investigar la mutación cultural. Diálogo con la propuesta de Jesús Martín-Barbero. Quito, Ecuador: CIESPAL, 2019, p. 137-160.
SCHECHNER, Richard. Performance Studies: an introduction. Nova Iorque: Routledge, 2002.
THOMPSON, John. A interação mediada na era digital. Matrizes, São Paulo, v. 12, n. 3, set./dez., p. 17-44, 2018.
________________. A mídia e a modernidade. Tradução de Wagner de Oliveira Brandão. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista ECO-Pós
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.