Novas apropriações da comunicação urbana:
Intervenções de arte da rua para o Instagram
DOI:
https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i3.27714Keywords:
Fotografia, Comunicação, Arte Urbana, CidadesAbstract
O espaço urbano caracteriza-se, dentre outras coisas, pela profusão dos diferentes grupos que abriga. Tal diversidade é perceptível através dos conflitos existentes nos fluxos, na ocupação dos espaços e em hábitos culturais, manifestos em ações populares ou em intervenções urbanas permanentes. Com a exigência do isolamento e do distanciamento social motivados pela pandemia da covid-19, as interações entre as pessoas e a cultura das cidades foram profundamente modificadas. O fluxo de pessoas nas ruas, da mesma maneira, também foi alterado, de modo que até mesmo a percepção da arte urbana já não se dá pelos mesmos mecanismos. Nesse sentido, a fotografia tem sido um veículo de propagação da arte e da cultura urbana, revelando os conflitos presentes nas manifestações artísticas desenvolvidas no espaço urbano, principalmente através de redes sociais, como o Instagram. Este artigo analisa a fotografia como veículo de comunicação e ressignificação das cidades através das representações de intervenções artísticas urbanas.
Downloads
References
ASLAM, Salman. Instagram by numbers: stats, demographics & fun facts, 2021. Disponível em:
https://www.omnicoreagency.com/instagramstatistics/#:~:text=Instagram%20Demographics&text=130%20million%20Instagram%20users%20are,between%2025%20and%2034%20years. Acesso em: 04 jun. 2021.
AUGÉ, Marc. Não-lugares: introdução a uma antropologia da modernidade. Lisboa: Bertrand
Editora, 1994.
AUGÉ, Marc. Por una antropología de la movilidad. Barcelona: Gedisa, 2009.
BARCELLOS, Jefferson. Fotografia no bolso: a prática da fotografia de rua intermediada por smartphones. In: RENÓ, Denis; CARDOSO, Fátima Lopes: FREIXA, Pere. Poéticas Fotográficas. Aveiro: Ria Editorial, 2021. p.159-178.
CARTIER-BRESSON, Henri. Henri Cartier-Bresson: Fotógrafo. São Paulo: SESI-SP, 2017.
CARTIER-BRESSON, Henri. O imaginário segundo a natureza. São Paulo: Gustavo Gili, 2015.
CENTRE POMPIDOU. Exhibition / Museum -- Brassaï – Graffiti. Disponível em: https://www.centrepompidou.fr/en/program/calendar/event/cg5MXrA. Acesso em: 09 set. 2021.
COOLETIVO. Plataforma coletiva de conteúdo de Arte Urbana de São Paulo. Instagram: @cooletivo. Disponível em: https://www.instagram.com/cooletivo/. Acesso em: 04 jun. 2021.
FAKHOURY, Renata S.; RENÓ, Denis P. A transformação estética do espaço público: o urbanismo tático e a paseo bandera em Santiago, Chile. In: MARTINS, Alice; RIBEIRO, Regilene A. S.; FAKHOURY, Renata S.; PONCE, Wendy M. (Orgs.). Os signos na arte, na comunicação e nas cidades. Aveiro: Ria Editorial, p. 248-263, 2020a.
FAKHOURY, Renata S.; RENÓ, Denis P. O que nos une? A comunicação estética do espaço e a agenda 2030. In: Revista Internacional de Comunicación y Desarrollo (RICD), 11, 109-116, 2020b.
HARDER, Jeff. Por dentro das guerras de estilo do Graffiti Doc dos anos 80. 2014. Disponível em: https://www.esquire.com/entertainment/movies/a30605/style-wars-revisited/. Acesso em: 09 set. 2021.
HEIDELBERG, Ulrich Blanché. Street art and photography: documentation, representation, interpretation. Nuart Journal, v. 1, n. 1. p. 23-29, 2018.
KOSSOY. Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 1999.
LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
MANOVICH, Lev. Instagram and the contemporary image. Nova York: CUNY, 2017.
MACDOWALL, Lachlan John; SOUZA, Poppy de. ‘I’d Double Tap That!!’: street art, graffiti, and Instagram research. Media, Culture & Society, v. 40, n. 1, p. 3– 22, 2018.
TIBURI SOARES PIRES, G. Fotografia através de dispositivos móveis: estudo de caso sobre o Instagram. In: Revista da Graduação, v. 6, n. 1, 2013.
POSTMAN, Neil. El humanismo de la ecología de los medios. In: SCOLARI, Carlos. Ecología de los medios: entornos, evoluciones e interpretaciones. Barcelona: Gedisa, p. 97-108, 2015.
RENÓ, Denis P. A pós-fotorreportagem e os paradigmas estéticos do ecossistema midiático contemporâneo. In: BARROS, Laan M.; MARQUES, José C.; MÉDOLA, Ana S. Produção de sentido na cultura midiatizada. Belo Horizonte: PPGCOM - UFMG, Fafich, p. 243-260, 2020.
RENÓ, Denis P. Pesquisa aplicada em comunicação: uma tendência necessária. Comunicação & Sociedade, v. 36, n. 1, p. 7-30, 2014.
REVISTA MÓBILE. Metrópoles: O que nos une? In: Cidades. São Paulo: CAU. v. 1, p. 6, 2014.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
THE NEW YORK TIMES. How Plagues Shape the Landscape, 2021. Disponível em: https://www.nytimes.com/2021/02/23/travel/epidemics-landmarks.html. Acesso em: 15 mar. 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista ECO-Pós
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.