A influência dos Estudos Culturais nas pesquisas de David Buckingham sobre educação midiática
Keywords:
Cultural Studies, David Buckingham, Media, Media EducationAbstract
The British Cultural Studies tradition in communications research has an influential trajectory in the field of media and education. David Buckingham, as a researcher, teacher and media educator, seeks to address in his studies a look at the relationship of children and young people with the media, as well as media education and its consequences. To reach the audience he studies, the author uses different methods to understand the relationships of the media with sociocultural issues and power relations. Therefore, this article proposes to discuss one of these theoretical-methodological approaches, that of Cultural Studies, in the academic productions of David Buckingham.
Downloads
References
BRAGG, Sara; BUCKINGHAM, David. ’Scrapbooks’ as a resource in media research with young people. In: THOMSON, Pat (ed.). Doing Visual Research with Children and Young People. UK: Routledge, 2008, p. 114–131.
BUCKINGHAM, David. Beyond Technology: Children’s Learning in the Age of Digital Culture. Cambridge: Polity, 2007.
BUCKINGHAM, David. `Creative’ visual methods in media research - possibilities, problems and proposals. Media, Culture & Society, v. 31, n. 4, p. 633–652, 2009.
BUCKINGHAM, David. As crianças e a mídia: uma abordagem sob a ótica dos Estudos Culturais. Matrizes, v. 5, n. 2, p. 93-121, 2012.
BUCKINGHAM, David. Mapping and Measuring Media Literacy. David Buckingham Website, 15 mai. 2015.
BUCKINGHAM, David. A evolução da educação midiática no Reino Unido: algumas lições da história. Comunicação & Educação, v. 21, n. 1, p. 73-83, 2016.
BUCKINGHAM, David; SEFTON-GREEN, Julian. Cultural Studies Go to School. Abingdon: Taylor & Francis, 2005.
CALIXTO, Douglas et. al. David Buckingham: a Educação Midiática não deve apenas lidar com o mundo digital, mas sim exigir algo diferente. Comunicação & Educação, v. 25, n. 2, p. 127-137, 2020.
ESCOSTEGUY, Ana Carolina D. Estudos culturais: uma introdução. In: SILVA, Tomaz T. (Org.). O que é, afinal, estudos culturais?, 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p. 135-166.
ESCOSTEGUY, Ana Carolina D. Os Estudos Culturais. In: HOLFELDT, Antônio et. al. Teorias da Comunicação: conceitos escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 151-170.
ESCOSTEGUY, Ana Carolina D. Estudos culturais ingleses. In: CITELLI, Adilson et al. (Orgs.). Dicionário da comunicação: escolas, teorias e autores São Paulo: Contexto, 2014. p. 151-170.
GAUNTLETT, D. Creative Explorations: New Approaches to Identities and Audiences. London: Routledge, 2007.
GOMES, Itania Maria Mota; JANOTTI JUNIOR, Jeder. Comunicação e estudos culturais. Salvador : EDUFBA, 2011. 197 p.
HALL, Stuart. Cultura e Representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio/ Ed. Apicuri, 2016.
HALL, Stuart. Life and times of the first New Left. New Left Review, v. 61, 2010.
HALL, Stuart et al.. Culture, Media, Language. London/New York: Routledge/CCCS, 1980.
HALL, Stuart; WHANNEL, Paddy. The Popular Arts. Durham: Duke University Press, 1964.
JACKS, Nilda Aparecida; ESCOSTEGUY, Ana Carolina D. Comunicação e Recepção. São Paulo: Hackers Editores, 2005.
JOHNSON, Richard. What is Cultural Studies anyway? Social Text 16: 1985, pp. 38-80; Republicado em STOREY, John (ed.). What is Cultural Studies? A Reader. London: Edward Arnold, 1996. pp. 75-114.
LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 2010.
MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria da Comunicação: ideias, conceitos e métodos. Petrópolis: Vozes, 2009.
MORLEY, David. Televisión, audiencias y estudios culturales. Buenos Aires: Amorrortu, 1996.
SHAKUNTALA, Banaji; BUCKINGHAM, David. The Civic Sell. Information, Communication & Society, v. 12, n. 8, p. 1197-1223, 2009.
SHAKUNTALA, Banaji; BUCKINGHAM, David. The Civic Web: Young People, the Internet, and Civic Participation. Cambridge, Massachusetts; London, England: The MIT Press, 2013.
SIFUENTES, Lirian. Incursões pelos estudos de recepção: retomadas históricas e perspectivas futuras. Animus, v. 13, n. 25, 2014.
TERUYA, Teresa Kazuko. Sobre mídia, educação e Estudos Culturais. In. MACIEL, Lizete Shizue Bomura; MORI, Nerli Nonato Ribeiro (Org.) Pesquisa em Educação: Múltiplos Olhares. Maringá: Eduem, 2009. p. 151-165.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Thadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Egle Müller Spinelli, Isabela Afonso Portas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.