#Challenge Memory Unlocked:
o TikTok como dispositivo construtor de memórias audiovisuais a partir da música
DOI:
https://doi.org/10.29146/ecops.v25i1.27866Keywords:
TikTok, Challenge, Memória, Dispositivo, Banco de dadosAbstract
The TikTok app has been standing out since the end of 2019, becoming increasingly relevant in the digital environment. The platform's main focus is the creation and sharing of short videos, but with a strong connection to the sound dimension, through the presence of music or audio files in the publications. In this sense, we highlight the so-called Challenges, which consist of a reenactment of a viral video (of rapid dissemination) that is repeated by the participants using their own image. This article examines the #memoryunlocked Challenge, in which users build a kind of audiovisual past from the summons of a pop song associated with their adolescence. By proposing a cartography through the audiovisuals of this challenge, we approach concepts of memory (Bergson, 2006); device (Parente, 2007) and database (Manovich, 2001, 2015) that contribute to understanding more about the “remembering constructs” that emerge driven by music.
Downloads
References
ANDRADE, Bruno Oliveira de. Imagem e memória: Henri Bergson e Paul Ricoeur. Revista Estudos Filosóficos UFSJ, n. 9, 2017.
BERGSON, Henri. A memória ou os graus coexistentes da duração. In: Memória e Vida. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
CALAIS, Beatriz. Por que o TikTok está no foco da indústria musical. Forbes, [S. l.], 5 out. 2020. Disponível em: https://forbes.com.br/negocios/2020/10/por-que-o-TikTok-esta-no-foco-da-industria-musical/. Acessoem: 10 Nov. 2020.
CARSON, Biz. How a failed education startup turned into Musical.ly, the most popular app you've probably never heard of.Business Insider, [S. l.], 28 maio 2016. Disponível em: https://www.businessinsider.com/what-is-musically-2016-5. Acessoem: 10 Nov. 2020.
CHUN, Wendy Hui Kyong. On software, or the persistence of visual knowledge. Grey Room, Cambridge, n. 18, p. 26-51, 2005.
FISCHER, Gustavo Daudt. Tecnocultura: aproximações conceituais e pistas para pensar as audiovisualidades. In KILLP, Suzana.; FISCHER, Gustavo Daudt. (Orgs.). Para entender as imagens: como ver o que nos olha. Porto Alegre: Entremeios, 2013.
HUHTAMO, Erkki. Elementos de Screenologia: em direção a uma arqueologia da tela. Revista de Audiovisual Sala 206, Vitória, n. 03, p. 1-50, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/sala206/article/view/6228
KILPP, Suzana. A traição das imagens: espelhos, câmeras e imagens especulares emreality shows. Porto Alegre: Entremeios, 2010.
KNOTH, Pedro. TikTok atinge 3 bilhões de downloads, recorde antes exclusivo do Facebook. Terra, [S. l.], 14 jul. 2021. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/tecnologia/TikTok-atinge-3-bilhoes-de-downloads-recorde-antes-exclusivo-do-facebook,87cfd8bd7453d50e2f173578dcc9e6c380nr0qup.html. Acesso em: 21 jul. 2021.
LOURENÇO, Camila. TikTok muda indústria do pop e vira plataforma de hits. Terra, [S. l.], 16 jul. 2020. Disponível em: https://www.terra.com.br/diversao/musica/TikTok-muda-industria-do-pop-e-vira-plataforma-de-hits,287ed66709a3520291a3c9700f12d651fyxn5d1u.html. Acesso em: 12 nov. 2020.
MANOVICH, Lev. Software takes command. A&C Black, 2013.
MANOVICH, Lev. Banco de dados. Revista ECO-Pós, v. 18, n. 1, p. 7-26, 2015.
MANTHEY, Celeste.The side part and choker were a must????????♀️????. [S.l.]. 4 jun. 2021. TiTok: @celeste_manthey. Disponível em: https://www.TikTok.com/@celeste_manthey/video/6970065052829338886. Acesso em: 30 jun. 2021.
PARENTE, André. Cinema em trânsito: do dispositivo do cinema ao cinema do dispositivo. In:
PENAFRIA, Manoela; MARTINS, Índia Mara. Estéticas Do Digital. Lisboa: LabCom, 2007.
TIKTOK é a quarta maior rede social em número de usuários. Meio e Mensagem, [S. l.], 21 nov. 2019. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2019/11/21/TikTok-se-torna-a-quarta-maior-rede-social-em-numero-de-usuarios.html. Acesso em: 10 nov. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Gustavo Daudt Fischer, Gabriel Rocha Palma
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.