Screen addition, sleep time and the crisis of symbolic thinking

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i2.28065

Keywords:

Image, Sleep, Dream, Screen addiction, Symbolic Thinking

Abstract

This article discusses how addiction to screens is directly connected with the crisis of symbolic thinking, replacing the time spent in contact with dream images, which should take place during sleep, with the time spent using the internet. Through an interdisciplinary bibliographic review that brings data from communication, neuroscience, psychology and sociology, we deepen the discussion on the importance of sleep and dreams for the process of cognitive, social and communicational development. The ideological use of the imaginary through practices that aim to increasingly deprive people of their symbolic and reflective capacities seems to want to deprive the time-space individual of one of the last strongholds of the expression of endogenous images: the dream.

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Author Biographies

José Luiz Balestrini Junior, UNIP - PPG em Comunicação

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2002). Pós graduação Lato Sensu em Medicina Tradicional Chinesa (2002 e 2003). Trabalhou na Duke University (Durham, NC, EUA) como Pesquisador Associado estudando os efeitos da Acupuntura em genes de expressão imediata em áreas específicas do cérebro. Esteve por diversas vezes na China aprofundando estudos no pensamento filosófico chinês com ênfase no taoismo. Pós graduação Lato Sensu em Psicologia Junguiana pelo Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa (IJEP - 2018) e em Psicossomática (IJEP - 2022) . Membro analista em formação e docente do Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa (IJEP). Prática clínica de psicologia em consultório desde 2005 até o presente. Mestre e Doutorando em Comunicação pela UNIP - Universidade Paulista. Autor dos livros Tudo Verdade e Sonho, Imagem, Imaginação e o Coração Onírico publicados pela Eleva Editora. Bolsista CAPES.

Sandra Helena Vieira Maia, UNIP

Doutoranda em comunicação pela Universidade Paulista Unip atuou como docente e coordenou até dez-2019 os cursos: Tecnologia em Eventos e Bacharelado em Hotelaria no Centro Universitário Senac Santo Amaro. Mestre em comunicação pela Universidade Paulista Unip é formada em comunicação social com pós graduação em Administração de Marketing. Participou de grupos de estudo para o desenvolvimento pessoal e aprendizagem, como o Pathwork Group, e é também pós-graduada em Yoga. Concluiu o curso de Aperfeiçoamento em Fundamentos da Psicanálise no Instituto Sedes Sapientiae em 2013. É escritora, colunista, palestrante e atua como consultora de comunicação e marketing. Escreve sobre os temas: economia do compartilhamento, comunicação, psicologia aplicada, amor e felicidade.
O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001
Doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Paulista (UNIP). O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.

Malena Contrera, UNIP

É doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Realizou pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob supervisão do Prof. Dr. Muniz Sodré (bolsa CNPq, 2007-2008) e estágios de pesquisa em Sevilha, Espanha, sobre Política da Comunicação (2000), em Viena, Áustria, sobre Multiculturalismo e Mídia (1998) e em Berlin, Alemanha, sobre Mimese e Rituais Mediáticos (2010). É também especialista em Psicologia Junguiana (FACIS-IJEP, 2013) e terapeuta junguiana. Atualmente é professora titular dos cursos de mestrado e doutorado em Comunicação da Universidade Paulista. Foi durante vários anos (até 2006) professora da Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde implantou e coordenou o curso de Jornalismo (1999 a 2004). Seus interesses de pesquisa são Teoria da Comunicação, Culturas Arcaicas, Cultura Contemporânea, Mídia Eletrônica (televisão em especial), Mitologia e Psicologia Junguiana. É autora dos livros O mito na mídia (1996), Mídia e Pânico (2002), Jornalismo e Realidade (2004), Mediosfera (2010) e de diversos outros artigos e capítulos de livros em coletâneas e revistas científicas, tanto no Brasil como no Chile e na Espanha. É membro do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Semiótica da Cultura e da Midia, da PUC/SP (CISC) desde sua fundação (1992), e atual líder do Grupo de Pesquisa em Mídia e Estudos do Imaginario, da UNIP (desde 2005). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

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Published

2024-10-07

How to Cite

Balestrini Junior, J. L., Vieira Maia, S. H., & Contrera, M. (2024). Screen addition, sleep time and the crisis of symbolic thinking. Revista Eco-Pós, 27(2), 378–398. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i2.28065