Olhares Dóceis Perante o Instagramável
A imagem no império das plataformas
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i1.28163Keywords:
Imagem, Instagramável, Plataformização, Olhar DócilAbstract
Observing the relevance of Instagram in contemporary visual culture based on the contributions of Tim Wu (2012) and Lev Manovich (2017), this text proposes to explore the "instagrammable" as a way of qualifying the world beyond the platform that originated it, since it is possible to verify its potential to promote the constitution of a "docile look", a term proposed by Giselle Beiguelman in her recent work Políticas da Imagem (2021).
Downloads
References
BEIGUELMAN, Giselle. Políticas da imagem: vigilância e resistência na dadosfera. São Paulo: UBU Editora, 2021.
BRAGA, Adriana; LEVINSON, Paul; STRATE, Lance. Introdução à Ecologia das Mídias. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Edições Loyola, 2019.
CRARY, Jonathan. 24/7: capitalismo tardio e os fins do sono. São Paulo: Ubu Editora, 2016.
DEBRAY, Régis. Vida e morte da imagem. São Paulo: Vozes: 1994.
FRIER, Sarah. Sem filtro: os bastidores do Instagram: como uma startup revolucionou nosso estilo de vida. São Paulo: Planeta, 2021.
MANOVICH, Lev. Instagram e contemporary image, 2017. Disponível em http://manovich.net/index.php/projects/instagram-and-contemporary-image. Acesso em: 10 mar. 2023.
MCLUHAN, Marshall; FIORE, Quentin; ARGEL, Jerome. O meio é a massagem: um inventário de efeitos. Rio de Janeiro: Imã Editorial, 2011.
SANZ, Cláudia; SOUZA, Fabiane de; CAMPELO, Luanda. Vida instagramável: habitando tempos e espaços do mundo-empresa. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 20, n. 37, 2021. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/711 . Acesso em: 19 mar. 2023.
SHEFFER, Emma. Insta Repeat. Disponível em: https://www.instagram.com/insta_repeat/?hl=pt-br. Acesso em: 15 mar. 2022.
SILVA, Wagner Souza; LOPES, Carolina Vilaverde Ruta. Agora somos imagens: fotografia e a hibridização entre humanos e telas. RuMoRes, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 220-235, 2019. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2019.147041. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/147041 . Acesso em: 14 mar. 2023.
SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. A noção de modulação e os sistemas algorítmicos. In: SOUZA, Joyce.; AVELINO, Rodolfo; SILVEIRA, Sérgio Amadeu da (org.). A sociedade de controle: manipulação e modulação nas redes digitais. São Paulo: Hedra, 2018. p. 31-46.
SODRÉ, Muniz. O emotivo e o indicial na mídia. In:____ As estratégias sensíveis: afeto, mídia e política. Petrópolis: Vozes, 2006, pp. 73-124.
VAN DIJCK, Jose; POELL, Thomas; WAAL, Martijn de . The Platform Society: Public Values in a Connective World, USA: Oxford University Press, 2018. E-book.
WE ARE Social. The global state of digital in july 2022 - part one. Disponível em: https://wearesocial.com/uk/blog/2022/07/the-global-state-of-digital-in-july-2022/. Acesso em: 15 mar. 2023.
WU, Tim. Impérios da comunicação: do telefone à internet, da AT&T ao Google. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
WU, Tim. The curse of bigness: how corporate giants came to rule the world. New York: Columbia Global Reports, 2018. E-book.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Wagner Souza e Silva, Ana Roberta
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.