Sobre a tela

Authors

  • Philippe-Alain Michaud Centro Georges Pompidou / Universidade de Genebra

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i2.28176

Keywords:

Tela, Quadro, Figuração, Corpo

Abstract

Este texto se propõe a explorar a dupla significação contraditória da tela, que é, ao mesmo tempo, superfície de projeção, aquilo que permite mostrar, e aquilo que esconde, que faz "tela". Talvez essas duas funções, observadas em conjunto e em sua dimensão contraditória, sejam a própria fonte da figurabilidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Philippe-Alain Michaud, Centro Georges Pompidou / Universidade de Genebra

É Conservador do Musée National d’Art Moderne – Centre Pompidou, onde é responsável pela coleção de filmes, e Professor de História e Teoria do Cinema na Universidade de Genebra. Ancien Élève da École Normale Supérieure e Doutor em História da Arte

References

Alberti, Leon Battista. De la peinture [1435], I, 19. Trad. Jean Louis Schefer. Paris: Macula, 2014, p. 125.

L’Ancien, Pline. Histoire naturelle XXXV, 65. trad. Stéphane Schmitt. Paris: Gallimard (Pleiade), 2013.

Barthes, Roland. La chambre claire. Paris: Cahiers du Cinéma, 1980

Bresson, Robert. Notes sur le cinématographe. Paris: Gallimard 1975.

Crary, Jonathan. Techniques de l’observateur: vision et modernité au XIXe siècle. Bellevaux: Éditions Dehors, 2016.

De Vinci, Léonard, Carnets vol. 1, L 72 v. Trad. Louise Servicen. Paris: Gallimard, 1942

Damisch, Hubert. L’origine de la perspective [1987]. Paris: Flammarion (Champs), 2012.

Eisenstein, Sergei. "The dynamic square", Close-Up, Londres, v. 8, n. 1, p. 2-16, março de 1931.

Friedberg, Ann. The Virtual Window. Cambridge, Massachusetts: MIT, 2006, p. 32-33.

Hendricks, Gordon. The Edison Motion Picture Myth. New York: Arno Press, 1961, p. 71.

Hénin, Emmanuelle. "La scène encadrée : une scène-tableau ?", La licorne, 04 de agosto de 2014. Disponível em: <https://licorne.edel.univ-poitiers.fr:443/licorne/index.php?id=5715>; acessado em 22/10/2023.

Krauss, Rosalind. L'Inconscient optique. Trad. Michèle Veubret. Paris: Éditions du même titre, 2002

Lacan, Jacques. Les quatre concepts fondamentaux de la psychanalyse, Séminaire T. 11. Paris: Seuil, 1973.

Manetti, Antonio. Vita di Filippo Brunelleschi [c. 1480]. ROBERTIS, Domenico; TANTURLI, Giovanni (orgs.). Milan: Il Polifilo, 1976.

Marin, Louis. “Le cadre de la représentation et quelques unes de ses figures”. In: _______. De la représentation. Paris: EHESS/Gallimard/Seuil, 1994.

Martinelli, Sergio. Il ritrovamento del corpo di san marco di Jacopo Tintoretto. Milan: Tea, 1996.

Pline l'Ancien, Histoire naturelle XXXV, 65, trad. Stéphane Schmitt, Paris, Gallimard (Pleiade), 2013.

Poussin, Nicolas. Lettre à Chantelou, 28 avril 1639. In _________. Lettres et propos sur l'art, Anthony Blunt (org.). Paris: Hermann, 1989.

Ridolfi, Carlo. Le meraviglie dell’arte. Veneza: Editor Battista Sgana, 1648. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=-awPAAAAQAAJ&printsec=frontcover&source =gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false>. Acessado em 17/10/2023.

Simmel, George. “‘The Picture Frame’, an Aesthetic Study”, Theory, Culture and Society, n.11, v.1, 1994.

Sugimoto, Hiroshi. “My Inner Theater”. In ________. Theaters. Bolonha e Nova York: Damiani/Matsumoto Editions, 2016.

Truffaut, François. Hitchcock. New York: Simon and Schuster, 1967.

Wajcman, Gérard. Fenêtre: chroniques du regard et de l’intime. Paris: Verdier, 2004.

Published

2023-11-08

How to Cite

Michaud, P.-A. (2023). Sobre a tela. Revista Eco-Pós, 26(2), 40–60. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i2.28176