O grupo Clã, a edição e modernismo no Ceará

Autores/as

  • Andrea Borges Leão Universidade Federal do Ceará
  • Erich Soares de Oliveira Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i3.28550

Palabras clave:

Grupo Clã, Modernismo, Edição Cearense, Circulação Cultural

Resumen

Nuestro objetivo en este artículo es analizar los proyectos y estrategias de la generación de intelectuales modernistas de Ceará que estuvo activa entre las décadas de 1930 y 1950. Reunidos en la Editora Fortaleza, en la publicación periódica Valor (1938-1947) y en el grupo y revista Clã (1946-1988), fueron los mediadores necesarios para la circulación de ideas estéticas y modelos institucionales. Buscamos comprender la lógica específica de la modernización en un espacio periférico, rompiendo con las tradiciones a través del trabajo de institucionalización de la producción cultural.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andrea Borges Leão, Universidade Federal do Ceará

Socióloga, pesquisadora do CNPq, professora Titular do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará. Líder do grupo de pesquisa Grupo de Estudos em Cultura Comunicação e Arte (GECCA/NE). Atua nos seguintes grupos de pesquisa: 1. Cultura Memória e Desenvolvimento (CMD)/UnB; 2. Projeto MinasMundo: https://projetominasmundo.com.br/pessoas/; 3. A Sociologia Figuracional de Norbert Elias/UNIFESP; e 4. Projeto de colaboração internacional CPES/COFECUB Sociologia franco-brasileira dos intelectuais e da cultura.

Erich Soares de Oliveira , Universidade Federal do Ceará

Bacharel em Ciências Sociais, mestre em sociologia e doutorando em sociologia no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará. É membro do Grupo de Estudos em Cultura Comunicação e Arte (GECCA/NE), onde desenvolve pesquisas em sociologia da cultura, equipamentos culturais e circulação intelectual.

Citas

ADERALDO, Mozart Soriano. Grupo CLÖ40 anos. Revista da Academia Cearense de Letras, Fortaleza, ano 86, n. 42, p. 7-11, 1981.

ASSOCIAÇÃO Brasileira de Escritores - Secção do Ceará. Afirmação: anais do I Congresso Cearense de Escritores. Fortaleza: Edições Clã, 1947. 323 p.

AZEVEDO, Sânzio de. Literatura Cearense. Fortaleza: Publicação Academia Cearense de Letras, 1976.

BARBALHO, Alexandre. Relações entre Estado e Cultura no Brasil. Ijuí: Unijuí, 1998.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

BRAGANÇA, Aníbal. Uma introdução à história editorial brasileira. Cultura, Revista de História e Teoria das Ideias, v. XIV, II série, 2002, Centro de História da Cultura da Universidade Nova de Lisboa (Portugal), p. 57-83.

CASTRO, José Liberal de. Arquitetura de ferro no Ceará. In: FABRIS, Annateresa (Org.). Ecletismo na arquitetura brasileira. São Paulo: Nobel, 1987, p. 209-255.

FUNDAÇÃO Demócrito Rocha. Memória histórica: Antônio Martins Filho, personalidade do povo. Fortaleza-CE: Fundação Demócrito Rocha, 1991.

LEÃO, Andréa Borges. A Revista VALOR e a Editora Fortaleza - o percurso editorial de Antônio Martins Filho. In: CAVALCANTE, Maria Juraci Maia; BEZERRA, José Arimatea Barros; ARAÚJO, José Edvar Costa; OLIVEIRA, Joan Édessom. (Orgs.). História da Educação: instituições, protagonistas e práticas. Fortaleza: LCR, 2005, p. 246-259.

LINHARES, Francisco D. B. Escritores, congressos e meio intelectual em Fortaleza (1942-1946). 2018. 101f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.

MARQUES, Rodrigo de Albuquerque. A nação vai à província: do romantismo ao modernismo no Ceará. 2016. 173f. –Tese (Doutorado em Literatura Comparada) –Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.

MARQUES, Rodrigo de Albuquerque. Literatura Cearense: outra história. Fortaleza: Editora Dummar, 2018.

MARTINS FILHO, Antônio. Memórias: maioridade. Tomo I. Fortaleza: Imprensa Universitária –UFC, 1993.

MICELI, Sérgio. Intelectuais à brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

MORAES, Marcos Antônio de; MARQUES, Rodrigo de Albuquerque. Mário de Andrade: diálogos epistolares com paranaenses e cearenses. Estudos Avançados, São Paulo, v. 36, n. 104, p. 91-110, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2022.36104.006. Acesso em: 30 out. 2025.

MORAES, Vera Lúcia Albuquerque de. Artur Eduardo Benevides. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2017.

MORAES, Vera Lúcia Albuquerque de. CLÃ: trajetórias do modernismo em revista. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2004.

NOBRE, Thiago S. "Geração Moça Desta Gleba": Movimento intelectual de Clã e a consolidação do Campo Literário de Fortaleza na década de 40. 2013. 88f. Monografia (Graduação em História) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2013.

OLIVEIRA, Ana Amélia Rodrigues de. Em busca do Ceará: a conveniência da cultura popular na figuração da cultura cearense (1948-1983). 2015. 297f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza (CE), 2015.

OLIVEIRA, Erich Soares de. Os intelectuais e a cultura: o itinerário editorial de afirmação da geração cearense de 1940 (1938-1953). Orientação: Andréa Borges Leão. 2019. 123 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.

ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense, 2006.

ORTIZ, Renato. Imagens do Brasil. Sociedade e Estado, v.28, n.3, p.609-633, 2013.

PONTE, Sebastião Rogério. Fortaleza Belle Époque: reformas urbanas e controle social (1860-1930). Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 1999.

PONTES, Heloísa. Destinos mistos: os críticos do Grupo Clima em São Paulo (1940-1968). São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

RODRIGUES, Kadma Marques. As cores do silêncio: habitus silencioso e apropriação de pintura em Fortaleza (1924-1958). 2006. 230f. Tese (Doutorado em Sociologia) –Universidade Federal do Ceará, Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Fortaleza-CE, 2006.

SAPIRO, Gisèle. Elementos para uma história do processo de autonomização: o exemplo do Modelos de intervenção política dos intelectuais: o caso francês. Revista Pós Ciências Sociais, UFMA, v. 9, n. 17, p. 19-50, 2012.

SILVA, Anderson de Sousa. O Salão de Abril em dois momentos: Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP) e Prefeitura Municipal de Fortaleza (1944-1970). 2015. 160f. Dissertação (Mestrado em História) –Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.

SOUSA, Maria da Conceição. “VALOR” (Estudo Histórico-bibliográfico). Aspectos, Secretaria de Cultura do Ceará, n. 2, ano II, p. 181-237, jan.-jun. 1968.

Publicado

2025-12-18

Cómo citar

Borges Leão, A., & Soares de Oliveira , E. (2025). O grupo Clã, a edição e modernismo no Ceará . Revista Eco-Pós, 28(3), 55–89. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i3.28550