Deus e o Diabo na perspectiva do Pato Fu
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i2.3735Abstract
Este artigo tem como propósito a análise de como a banda Pato Fu subverte conceitos a respeito da religiosidade para a construção de um discurso ateu sobre caridade e amor ao próximo. Escolhemos como corpus as canções Deus, Uh Uh Uh, Lá Lá Lá, Ié Ié, e Ninguém Mexe com o Diabo. Também faremos alusão à Capetão 66,6 FM, O Peso das Coisas (Maria e Gabriel), O Amor em Carne e Osso e Sorte e Azar. Utilizaremos como metodologia a análise de discurso da massa folhada, cujos pressupostos se baseiam na Análise de discurso francesa. Pato Fu está no cenário do pop rock nacional há quase 25 anos, período em que já emplacou diversos sucessos bem como prestígio por parte da crítica especializada. Observamos que as letras estabelecem linha narrativa e discurso religioso que passeiam entre o anarquista e o agnóstico, com menção a ações de transformação social. Ademais, desconstroem a visão majoritária de religiões do Ocidente, que apregoam a existência de um Deus salvador.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.