Aparências, consumo e crítica social no mundo virtual Second Life
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v14i3.905Abstract
Este artigo parte de uma pesquisa etnográfica que vem sendo realizada no mundo virtual Second Life. Procuro aqui analisar as escolhas estéticas dominantes nesse universo. A partir da construção da aparência dos avatars analiso questões relativas ao corpo, moda e consumo nesse universo. Procuro, no entanto, problematizar os discursos generalizantes que vêem os mundos virtuais como espaço de simples reprodução de ambientes idealizados, repletos de seres perfeitos. Na contramão desses discursos procuro identificar estratégias elaboradas pelos sujeitos que participam desse mundo e que, numa perspectiva reflexiva, atuam no sentido de promover uma crítica ao seu próprio entornoDownloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.