Invisibilidade e latência do tempo na fotografia
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v12i1.977Abstract
Máquina de esperar é um livro desviante. Em geral, pensa-se a fotografia enclausurada em um instante fora da duração e interior à cronologia. Nem simultaneidade, nem complexidade temporal, nem virtualidade, apenas superfície espacial. Por vezes, julga-se que as imagens borradas, apenas elas, fazem o tempo comparecer. Introduziriam a duração no fotográfico somente por serem imagens obtidas através de longas exposições. O instante fotográfico não; se o tempo aparece ali, é porque se configura como captura espacial, síntese espacial. O cinema seria a duração e a fotografia, a paralisia; a contração radical do movimento. Haveria fotografias no tempo e não tempos na fotografia. Maurício Lissovsky, no entanto, projeta novas luzes ao tema: densifica o instante fotográfico, o toma como salto e cristalização; supõe um agora necessariamente imbricado entre tempos, necessariamente complexo e composto. Na esteira de autores como Bérgson, Benjamin, Simondon e Deleuze, o autor trabalha com uma concepção de tempo heterogênea, tomando o instante fotográfico como momento que, na realidade, funda a fotografia como significativo portal de tempos: futuros passados, passados presentes, presentes futuros concomitantes.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.