O processo iconofágico na relação entre o corpo feminino e as imagens midiáticas: o caso Andressa Urach

Autores/as

  • Rodrigo Daniel Sanches Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP)
  • Norval Baitello Jr. Professor Titular na Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); Doutor em Comunicação na Freie Universität Berlin; Graduação em Comunicação e Semiótica pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Preto (FFCLSJRP).

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v21i2.10118

Resumen

O presente artigo busca refletir sobre as relações entre o corpo biológico (coagido pela exortação à visibilidade) e o corpo-perfeito que circula no ambiente midiático, partindo do caso amplamente divulgado pela mídia do problema de saúde da modelo Andressa Urach após uma aplicação de hidrogel. Para analisar as transformações corporais vivenciadas pela modelo e noticiadas em escala mundial, adotamos os referenciais teóricos da iconofagia (Baitello, 2005), uma frente de pesquisa antropológica que investiga a atual condição do ser humano numa época em que a proliferação das imagens satura o cotidiano e sua compreensão. O objetivo é discutir e problematizar a representação do corpo feminino no cenário da “beleza midiática” e demonstrar como a iconofagia está presente e se materializa na atualidade em práticas sociais e condutas corporais. A nossa hipótese é a de que as imagens midiáticas sobre o corpo feminino afetam a constituição do sujeito e sua relação com o corpo na atualidade.

O presente artigo busca refletir sobre as relações entre o corpo biológico (coagido pela exortação à visibilidade) e o corpo-perfeito que circula no ambiente midiático, partindo do caso amplamente divulgado pela mídia do problema de saúde da modelo Andressa Urach após uma aplicação de hidrogel. Para analisar as transformações corporais vivenciadas pela modelo e noticiadas em escala mundial, adotamos os referenciais teóricos da iconofagia (Baitello, 2005), uma frente de pesquisa antropológica que investiga a atual condição do ser humano numa época em que a proliferação das imagens satura o cotidiano e sua compreensão. O objetivo é discutir e problematizar a representação do corpo feminino no cenário da “beleza midiática” e demonstrar como a iconofagia está presente e se materializa na atualidade em práticas sociais e condutas corporais. A nossa hipótese é a de que as imagens midiáticas sobre o corpo feminino afetam a constituição do sujeito e sua relação com o corpo na atualidade.

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Biografía del autor/a

Rodrigo Daniel Sanches, Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP);
Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC/SP);
Graduado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pelo Centro Universitário Ibero-Americano

Norval Baitello Jr., Professor Titular na Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); Doutor em Comunicação na Freie Universität Berlin; Graduação em Comunicação e Semiótica pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Preto (FFCLSJRP).

Concluiu o Doutorado em Comunicação na Freie Universität Berlin Em 1987. Atualmente é Professor Titular na Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Foi Diretor da Faculdade de Comunicação e Filosofia da PUC-SP, tendo criado os cursos se Comunicação e Artes do Corpo e Comunicação em Multimeios. Foi professor convidado das Universidades de Viena, Sevilha, S. Petersburg, Autónoma De Barcelona e Évora. Livros mais recentes: A Serpente, A Maçã e o Holograma (2010); La Era De La Iconofagia (Sevilha, 2008); Flussers V¶llerei (A Gula de Flusser) (K¶ln, 2007); O Pensamento Sentado: sobre clúteos, cadeiras e imagens (S. Leopoldo, 2012); Emoção e Imaginação (Org) (S. Paulo, 2014) e A Era da Iconofagia (S. Paulo, 2014). De 2007 A 2016 foi Coordenador da área de Comunicação e Ciências da Informação da Fapesp. Recebeu o prêmio Maturidade Acadêmica, da Intercom 2015.

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Publicado

2018-09-20

Cómo citar

Sanches, R. D., & Baitello Jr., N. (2018). O processo iconofágico na relação entre o corpo feminino e as imagens midiáticas: o caso Andressa Urach. Revista Eco-Pós, 21(2), 420–442. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v21i2.10118